Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3654
Tipo: | Especialização |
Título: | Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL |
Autor(es): | Silva, Heloísa Cecília de Araújo |
Primeiro Orientador: | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Beatriz Araújo da |
Resumo: | Os métodos de ensino utilizados, desde a educação infantil ao ensino superior, vem passando por várias transformações. O aluno precisa não apenas ser alfabetizado, agora precisa ser letrado, ou seja, não apenas conhecer os signos e símbolos de sua língua, mas saber interpretá-los compreendê-los e usá-los na sua vida social, política e histórica. Diante dessa premissa, esta pesquisa buscou analisar os conceitos e a importância de alfabetizar letrando através do uso de diversos gêneros, escritos e digitais como também, contextualizar alguns conceitos de alfabetização e letramento, mostrar a importância da sociedade de ter acesso às tecnologias da informação e comunicação TDIC, e, por fim abordar possibilidades educativas, por meio de um curso de formação para professores de duas escolas públicas, que contemplem atividades destinadas a alfabetizar e letrar por meio das TDIC. O presente estudo é de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Nos apoiamos em um levantamento da fortuna crítica de Soares (2001), Rojo, (2009), Marcuschi (2008) a respeito de alfabetização e letramento e uso dos gêneros na sala de aula, além de noções teóricas da comunicação com Bourdieu (1997), Lévy (2003), Maturana e Varela (2001) entre outros. A partir das referências citadas almejamos refletir sobre como o letramento unido as TDIC pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo em vista, que nas práticas escolares pretendemos formar leitores proficientes, não nos cabe escolher entre alfabetizar ou letrar o que torna-se necessário é alfabetizar letrando. |
Abstract: | Hoy, en lo que se refiere a los métodos de enseñanza, desde la educación infantil a la enseñanza superior, viene pasando por varias transformaciones. El alumno necesita no sólo ser alfabetizado, ahora necesita ser letrado, es decir, no sólo conocer los signos y símbolos de su lengua, sino saber interpretarlos para comprenderlos y usarlos en su vida social, política e histórica. En el marco de esta premisa, esta investigación buscó analizar los conceptos y la importancia de alfabetizar marcando a través del uso de diversos géneros, escritos y digitales, así como contextualizar algunos conceptos de alfabetización y letra, mostrar la importancia de la sociedad de acceder a las TDIC, por fin abordar posibilidades educativas, a través de un curso de formación para profesores de dos escuelas públicas, que contemplen actividades destinadas a alfabetizar y letrar por medio de las TDIC. El presente estudio es de un enfoque cualitativo, de carácter exploratorio. En el caso de que se trate de una de las más importantes de la historia de la humanidad, se trata de un proceso que, , Lévy (2003), Maturana y Varela (2001) entre otros. A partir de las referencias citadas anhelamos reflexionar sobre cómo el letramento unido a las TDIC puede contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza y del aprendizaje de la lectura y la escritura. Teniendo en cuenta que en las prácticas escolares pretendemos formar lectores proficientes, no nos cabe elegir entre alfabetizar o letrar lo que se hace necesario es alfabetizar letrando. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Tecnologias da Informação e Comunicação Delmiro Gouveia - Alagoas Arapiraca - Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Heloísa Cecília de Araújo. Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3654 |
Data do documento: | 31-ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.