06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155pt_BR
dc.creatorLopes, Maria Ailma Ferreira-
dc.date.accessioned2018-12-21T11:55:41Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-21T11:55:41Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationLOPES, Maria Ailma Ferreira. Aplicativo gramatical: percepções de graduandos em Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensino-aprendizagem de língua materna. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade delmiro Gouveia, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3652-
dc.description.abstractThis paper deals with the grammatical application Accenturing and the perceptions of undergraduates of Letters / Portuguese regarding educational technology in the teaching-learning of mother tongue. The study has scientific and social relevance because it understands that graduates of Letters will be future professionals who will act in Basic Education, making it important that they know how to handle other technological supports to facilitate teaching and learning involving Information and Communication Technologies (ICT ) and the fact that they can extract the students' perceptions of Letters / Portuguese. The problem of the research to be answered in this work is how the graduates of the Licenciatura em Letras / Português perceive the use of the grammatical application Accentuando as pedagogical resource in the teaching-learning process of the main rules of graphical accentuation of the Portuguese Language. The methodological tools that gave support to the research object were the questionnaires and the Accenting application. The methodology is qualitative and quantitative in which the semi-open questionnaires were answered and described by the undergraduate students of the degree in Letters / Portuguese after handling the grammatical application. The objective of the study is the descriptions and analyzes of the perceptions of undergraduate students of Letters / Portuguese on the grammar application selected for study. The main theorists used in the research were Souza and Rocha (2012), Lévy (1999), Libâneo (2011), Fernandes and Mota (2006), Ribeiro (2013), Prensky (2001), Coll e Monereo , Junior (2013) and Morais (2007). With this study, it is concluded that undergraduate students perceive that the teaching-learning process is possible with the use of new technological resources, for example, Accentuating.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAplicativo gramatical: percepções de graduandos em Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensino-aprendizagem de língua maternapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda sobre o aplicativo gramatical Acentuando e as percepções dos graduandos de Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensinoaprendizagem de língua materna. O estudo possui relevância científica e social por entender que os graduandos de Letras serão futuros profissionais que irão atuar na Educação Básica, fazendo-se importante que saibam manusear outros suportes tecnológicos para facilitar o ensino-aprendizagem envolvendo as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e pelo fato de poder extrair as percepções dos graduandos de Letras/Português. O problema da pesquisa a ser respondido neste trabalho é de que modo os concluintes da Licenciatura em Letras/Português percebem o uso do aplicativo gramatical Acentuando como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem das principais regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa. Os instrumentos metodológicos que deram sustentação ao objeto de pesquisa foram os questionários e o aplicativo Acentuando. A metodologia é de cunho qualitativo e quantitiativo em que foram descritos e analisados os questionários semiabertos que foram respondidos pelos graduandos da licenciatura em Letras/Português após manusearem o aplicativo gramatical. O objetivo do estudo são as descrições e análises das percepções dos graduandos de Letras/Português sobre o aplicativo gramatical selecionado para estudo. Os principais teóricos utilizados no embasamento da pesquisa foram: Souza e Rocha (2012), Lévy (1999), Libâneo (2011), Fernandes e Mota (2006), Ribeiro (2013), Prensky (2001), Coll e Monereo (2010), Júnior (2013) e Morais (2007). Com este estudo, conclui-se que os graduandos de Letras percebem que é possível sim o processo de ensinoaprendizagem com a utilização de novos recursos tecnológicos, por exemplo, o Acentuando.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.