06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3650
Tipo: Especialização
Título: Assistência estudantil: uma análise da UFAL Campus do Sertão - AL
Autor(es): Bezerra, Anuncieide da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Figueirêdo, Carla Taciane
Resumo: A proposta de investigação desse estudo aborda como temática a política de assistência estudantil na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Fruto do (REUNI) Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Campus se tornou lugar de referência para a formação superior federal no Alto Sertão alagoano. O corpo discente é oriundo de diversos municípios circunvizinhos e estados adjacentes que compõem essa região semiárida, assim, quais políticas estão sendo desenvolvidas no âmbito da assistência estudantil para assegurar a permanência dos estudantes com o perfil de vulnerabilidade socioeconômica e psicológica nesse espaço universitário? Nesse sentido, essa pesquisa realiza um estudo de caso, à luz do materialismo histórico dialético, com o objetivo geral compreender o processo de implantação e funcionamento da assistência estudantil no Campus do Sertão, tendo por objetivos específicos: discutir a política de educação como um direito público subjetivo; como também a assistência estudantil que tem no Programa Nacional de Assistência Estudantil um dos pilares de permanência e efetivação no ensino superior e suas ações desenvolvidas no Campus do Sertão. Tomamos como base o relatório da Comissão Própria de Avaliação da UFAL do ano de 2016, onde foi selecionado entre as cinquenta e uma questões, três que se relacionam diretamente na percepção do discente no âmbito da oferta nas condições de alimentação do Campus, tendo em vista ser este o ponto nevrálgico que vem ocasionando debates, pois que a estrutura do restaurante universitário se encontra inaugurado e sem funcionamento desde 04 de dezembro de 2015. A metodologia da pesquisa classificada na abordagem críticodialética, do tipo quanti-qualitativa de nível documental-bibliográfico, partindo da hipótese de que a política neoliberal é um dos fatores determinantes das mudanças ocorridas na educação em todos os níveis, essa pesquisa se debruçou sobre a política de educação no âmbito da expansão do ensino superior e a forma de acessibilidade e permanência, apoiando-se nas análises de autores como André (2013), Marconi; Lakatos (2011), Turato (2003), Gil (2010), Santomé (2003) entre outros, para demonstrar esta relação. Espera-se, ao final contribuir com novas reflexões para o enriquecimento deste debate.
Abstract: La propuesta de investigación de este estudio aborda como temática la política de asistencia estudiantil en la Universidad Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Fruto del (REUNI) Plan de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales, el Campus se convirtió en lugar de referencia para la formación superior federal en el Alto Sertão alagoano. El cuerpo discente es oriundo de diversos municipios circundantes y estados adyacentes que componen esa región semiárida, así, cuáles políticas están siendo desarrolladas en el ámbito de la asistencia estudiantil para asegurar la permanencia de los estudiantes con el perfil de vulnerabilidad socioeconómica y psicológica en ese espacio universitario? En este sentido, esta investigación realiza un estudio de caso, a la luz del materialismo histórico dialéctico, con el objetivo general de comprender el proceso de implantación y funcionamiento de la asistencia estudiantil en el Campus del Sertão, teniendo por objetivos específicos: discutir la política de educación como un derecho público subjetivo; como también la asistencia estudiantil que tiene en el Programa Nacional de Asistencia Estudiantil uno de los pilares de permanencia y efectividad en la enseñanza superior y sus acciones desarrolladas en el Campus del Sertão. Tomamos como base el informe de la Comisión Propia de Evaluación de la UFAL del año 2016, donde fue seleccionado entre las cincuenta y una cuestiones, tres que se relacionan directamente en la percepción del alumnado en el marco de la oferta en las condiciones de alimentación del Campus, teniendo en vista que es el punto neurálgico que viene ocasionando debates, pues que la estructura del restaurante universitario se encuentra inaugurado y sin funcionamiento desde el 4 de diciembre de 2015. La metodología de la investigación clasificada en el abordaje crítico-dialéctico, del tipo cuantitativo cualitativo de nivel documental- de la hipótesis de que la política neoliberal es uno de los factores determinantes de los cambios ocurridos en la educación a todos los niveles, esta investigación se centró en la política de educación en el ámbito de la expansión de la enseñanza superior y la forma de accesibilidad y permanencia, en los análisis de autores como André (2013), Marconi; Lakatos (2011), Turato (2003), Gil (2010), Santomé (2003) entre otros, para demostrar esta relación. Se espera, al final, contribuir con nuevas reflexiones para el enriquecimiento de este debate.
Palavras-chave: Educação
Assistência estudantil
Universidade Federal de Alagoas
Campus do Sertão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: BEZERRA, Anuncieide da Silva. Assistência estudantil: uma análise da UFAL Campus do Sertão - AL. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3650
Data do documento: 30-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assistência estudantil: uma análise da UFAL-Campus do Sertao-AL.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.