06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Kleber Costa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096291716476809pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.creatorRamos, Rafael Alvez-
dc.date.accessioned2018-12-20T19:39:57Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T19:39:57Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationRAMOS, Rafael Alvez. A contextualização no ensino de ciências: possibilidade para a educação no semiárido. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3639-
dc.description.abstractThe Brazilian semi-arid region presents itself as a peculiar region. Climatic factors and their other geographical features foster ways of thinking and living it. In this work, the focus is the education in the semiarid and the teaching of sciences and their needs of contextualization of the socio-cultural and scientific knowledge. It is understood the contextualization of the school contents as one of the possibilities and methodological alternative in the teaching, in front of the absence of a contextualized curriculum in the schooling process of the subjects in the semiarid. However, the interpretations of this guiding principle vary according to the official documents and consequently in the interpretations of professors, graduates and researchers. The main objective is to analyze the conceptions of graduating in Biological Sciences about the contextualization in the teaching in order to discuss the pedagogical meaning and its implications for the teaching. For the production of data, a semi-structured questionnaire was applied and the writings were subsequently submitted in light of the Discursive Textual Analysis for the exploration of a priori and emerging categories. As a result, several understandings made by the graduating about the term contextualization in the teaching are identified. The conceptions now present themselves in a simplistic way, sometimes more elaborate and in some cases hybrided. However, in view of these multiple forms of understanding, the possible contexts of meaning in articulating the knowledge of the discipline to the different contexts presented are evident.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação no Semiáridopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA contextualização no ensino de ciências: possibilidade para a educação no semiáridopt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO semiárido brasileiro se apresenta como região peculiar. Os fatores climáticos e suas demais características geográficas fomentam modos de pensá-lo e de vivê-lo. Neste trabalho, o foco é a educação no semiárido e o ensino de ciências e suas necessidades de contextualizacão dos saberes socioculturais e científicos. Entende-se a contextualização dos conteúdos escolares como uma das possibilidades e alternativa metodológica no ensino, frente à ausência de um currículo contextualizado no processo de escolarização dos sujeitos no semiárido. Todavia, as interpretações sobre esse princípio norteador variam conforme os documentos oficiais e consequentemente nas interpretações de professores, licenciandos e pesquisadores. Como objetivo principal, busca-se analisar as concepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre a contextualização no ensino a fim de discutir o significado pedagógico e suas implicações para o ensino. Para a produção de dados, realizou-se a aplicação de questionário semiestruturado e posteriomente submeteu-se os escritos a luz da Análise Textual Discursiva para a exploração de categorias a priori e emergentes. Como resultado, identifica-se diversas compreenções feita pelos licenciandos sobre o termo contextualização no ensino. As concepções ora se apresentam de maneira simplistas, ora mais elaboradas e em alguns casos de forma híbridizada. Contudo, diante dessas múltiplas formas de entendimento, evidenciam-se os possíveis contextos de significação na articulação do conhecimento da disciplina aos diferentes contextos apresentados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contextualização no ensino de ciências possibilidade para a educação no semiárido.pdf650.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.