06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3631
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aprendizagem: vez e voz dos educadores egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
Autor(es): Pereira, Irian Vanessa Alves
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
Resumo: O presente estudo buscará perceber como Avaliação da Aprendizagem contribui no processo de Ensino e Aprendizagem dos estudantes e educadores da Educação Básica, tendo em vista que a aprendizagem ocorre de maneira dinâmica e peculiar na sala de aula. O público escolhido para a concretização desse estudo são 4 (quatro) Educadores Egressos do Curso de Pedagogia que permite- nos entender como o processo de avaliação da aprendizagem é pensada no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Estudar avaliação da aprendizagem permite caminhar por diversas vertentes encontradas na educação que possuem significados e importâncias para orientar e direcionar o processo de ensino e aprendizagem tendo em vista que perpassa por áreas como currículo, planejamento, leitura e escrita, desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico, social, psíquico e motor. Com isso, o desejo em entender como avaliação lida e faz-se presente no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão dos professores egressos. Para tanto, o objetivo geral desse estudo é investigar como esses professores percebem à avaliação no processo de ensino e aprendizagem; com isso os objetivos específicos se direcionam à compreender o que os professores pensam a respeito da avaliação aprendizagem; analisar as metodologias e instrumentos avaliativos utilizados e identificar as principais dificuldades dos professores perante o processo de avaliação da aprendizagem. Para construção desse estudo, foi realizada uma entrevista qualitativa, seguida de um questionário aberto foi construído para que assim os educadores pudessem responder com maior facilidade, clareza e discernimento as perguntas a eles apresentadas. Desse modo, a entrevista permitiu obter dados consistentes para as análises, assim, a entrevista permitiu mostrar a relação desses educadores com as práticas avaliativas e examinadoras.
Abstract: This study will seek to understand how Learning Assessment helps in the process of Teaching and Learning of students and teachers of basic education, considering that learning takes place in a dynamic and peculiar way in the classroom. The public chosen for the realization of this study are four (4) Educators Graduates of the School of Education that allows us to understand how the process of learning evaluation is thought the Faculty of Education at the Federal University of Alagoas - Campus Hinterland. Studying learning assessment allows walk through various aspects found in education that have meaning and importance to guide and direct the process of teaching and learning in order that permeates areas such as curriculum, planning, reading and writing, cognitive, emotional, physical, social, psychic and motor. With this, the desire to understand how assessment deals with and is present in the process of teaching and learning from the perspective of the teachers who are graduates. Therefore, the general objective of this study is to investigate how these teachers perceive evaluation in the teaching and learning process; with this the specific objectives are directed to understanding what teachers think about learning assessment; to analyze the evaluation methodologies and instruments used and to identify the main difficulties faced by teachers in the evaluation process of learning. Construction of this study, a qualitative interview was conducted, followed by an open questionnaire was constructed so that educators could respond with greater ease, clarity and insight questions they submitted. Thus, the interview allowed to obtain consistent data for the analyzes, thus, the interview allowed to show the relationship of these educators with the evaluative and examining practices.
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Formação docente
Universidade Federal de Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: PEREIRA, Irian Vanessa Alves. Avaliação da aprendizagem: vez e voz dos educadores egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3631
Data do documento: 23-mai-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.