00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Ciro de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8755460275894251pt_BR
dc.contributor.referee2Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.creatorOliveira, Elaine Cristina Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986150040532151pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-19T13:57:40Z-
dc.date.available2018-11-16-
dc.date.available2018-11-19T13:57:40Z-
dc.date.issued2010-03-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elaine Cristina Santana de. Salvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciais. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3562-
dc.description.abstractThis research intended to identify key elements that inserted in the social formation of Alagoas contributes dialectically to the phenomenon of the ideology of social devaluation of teachers who work in the early grades of public schools. Based mainly in the conception of society presented by historical materialism - dialectical Marx and Engels we focus especially on the concept of ideology taken over by Marx and later interpretations developed by classical Marxists, particularly Gramsci and Althusser. We assume the ideological view by Gramsci, ideology which involve a range of cultural events led us to seek to analyze the social, economic and political aspects that correspond to social structure of Alagoas, identifying aspects of the social formation of Alagoas which determine the appearance and maintenance of ideologies that contribute to the production and reproduction of the hegemony of the dominant group. The social devaluation of teachers in early grades of public schools in Alagoas is coated of elements that supported the feminization of teaching and in the production of school failure support a negative depiction of the fading practice of teaching and teacher performance and compromising historically their professional identity is essentially social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessores – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectEducação – Alagoaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTeachers - Primary schoolpt_BR
dc.subjectIdeology.pt_BR
dc.subjectEducation – Alagoaspt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleSalvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciaispt_BR
dc.title.alternativeSave the teacher! the ideology of the depreciation of the teacher of the initials seriespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou identificar os principais elementos que, inseridos historicamente na formação social alagoana, contribuem dialeticamente para o fenômeno da ideologia da desvalorização social dos professores que atuam nas séries iniciais das escolas públicas. Fundamentada essencialmente na concepção de sociedade apresentada pelo materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, nos concentramos especialmente na concepção de ideologia apontada por Marx e nas interpretações desenvolvidas posteriormente por marxistas clássicos, em especial Gramsci e Althusser. Assumimos o entendimento de ideologia defendido por Gramsci, que por associar ideologia a um conjunto de manifestações culturais nos levou a buscar analisar os aspectos sociais, econômicos e políticos que correspondem à estrutura social alagoana, identificando aspectos da formação social alagoana que condicionam o surgimento e a manutenção de ideologias que contribuem para a produção e reprodução da hegemonia do grupo dominante. A desvalorização social dos professores das séries iniciais da escola pública em Alagoas se reveste de elementos materiais que, apoiados na ideologia da feminização do magistério e na reprodução do fracasso escolar, sustentam uma representação negativa do exercício do magistério, enfraquecendo a atuação do professor e comprometendo historicamente sua identidade profissional, que é essencialmente social.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salvem a professorinha! a ideologia da desvalorização da professora das séries iniciais.pdf878.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.