00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Severino Pereira Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5549269896669107pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, William Wagner Matos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111322410973385pt_BR
dc.contributor.referee2Creus, Guillermo Juan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8019272372190953pt_BR
dc.creatorTeodozio, Theonelly Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927841687274482pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-31T18:58:56Z-
dc.date.available2018-10-30-
dc.date.available2018-10-31T18:58:56Z-
dc.date.issued2012-11-28-
dc.identifier.citationTEODOZIO, Theonelly Nascimento. Um estudo paramétrico sobre tensões, deformações e resistência à fadiga de pavimentos asfálticos. 2012. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3511-
dc.description.abstractIn Brazil, the investment in infrastructure of transports has increased for both maintenance and foundation of highways. Although, the traffic growth rates, in volume and weight, in addition to the weather conditions, has produce dearly degradation of the pavements. In this context, the numeric analysis of pavement structures became more and more relevant to predict the behavior of the pavements. This work evaluates numerically the stress and strain in pavements, according the traffic loading, using Finite Element Method. Thereby, the estimation of that effect in the life cycle of the wearing course is done. Several numerical analyses are fulfilled considering changes in the physical features of pavement layers. The adopted values for the layers features are acquired from the literature considering the interval of values obtained from each material in use. Each analysis includes the calculation of the deflection and the strain, respectively, in the top and in the base of wearing course. The estimation of the necessary number of cycles for the fatigue in the wearing course is done by three models from the literature. The analysis indicates the subbase course as relevant to reduce the stress in the top of subgrade, while the base and wearing course influence more significantly in the deflections in the top of pavement and the fatigue in wearing course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectPavimentos rodoviáriospt_BR
dc.subjectPavimentos – Fadigapt_BR
dc.subjectPavimentos – Tensões e deformaçõespt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectHighway pavementpt_BR
dc.subjectPavement – Fatiguept_BR
dc.subjectPaviement - Stress and Strainspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleUm estudo paramétrico sobre tensões, deformações e resistência à fadiga de pavimentos asfálticospt_BR
dc.title.alternativeA Parametric study about stress, strains and fatigue resistance of asphalt pavementspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o aumento nos investimentos em infraestrutura de transportes contempla tanto a manutenção quanto a implantação de novas rodovias. Contudo, o aumento do tráfego, em volume e peso, associado às condições de intempéries, tem resultado na degradação precoce do pavimento. Nesse contexto, a análise numérica da estrutura do pavimento torna-se cada vez mais relevante para prever o comportamento dos pavimentos. Este trabalho tem o objetivo de estudar numericamente as tensões e deformações em estruturas de pavimentos, submetidas a cargas de tráfego, através do Método dos Elementos Finitos, e avaliar seus efeitos sobre a vida útil da camada de revestimento. Diversas análises numéricas serão realizadas modificando as características físicas das camadas do pavimento. Os valores adotados para as características das camadas são obtidos através de pesquisa bibliográfica da faixa de valores encontrada para cada material utilizado. A cada análise é avaliado o valor da deflexão e da deformação, respectivamente, no topo e na base do revestimento. O número de ciclos necessários para a fadiga do revestimento é calculado através de três modelos disponíveis na literatura. As análises indicam que a camada de sub-base é relevante para reduzir as tensões no topo do subleito, enquanto que a base e o revestimento influenciam mais significativamente na deflexão no topo do pavimento e na fadiga do revestimento.pt_BR
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