06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3487
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de preço: estudo de caso em uma microempresa do setor varejista
Autor(es): Santos, Helenilson Silva dos
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia Brandão Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee1: Omena Neto, Alcides José de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Cristiano da Silva
Resumo: a precificação é uma das etapas finais do processo de produção, onde o mesmo vai a venda e um preço correto garante que todos os custos sejam cobertos e deixe a margem de contribuição para a organização (lucro). O presente trabalho mostra a importância de se utilizar um método de custeio para o rateio dos custos indiretos, bem como através de um exemplo prático é possível perceber como a formação do preço impacta diretamente no crescimento da empresa. Também é importante notar que é preciso se conhecer todos os custos (diretos e indiretos) incorridos para a produção de um determinado produto. Este projeto além da referenciação bibliográfica foi feito um estudo de caso na empresa para mostrar toda aplicabilidade da teoria. Onde foi explanado para a empresária sobre a contabilidade de custos bem como as consequências da não precificação correta e também foi verificado como era feito os processos de precificação ou ainda baseado em que relatórios eram usados para se chegar ao preço final dos produtos. O objetivo desse trabalho é mostrar como a contabilidade de custos é importante na precificação dos produtos, bem como através dela é possível gerar relatórios gerenciais mais eficientes para tomada de decisão.
Abstract: Pricing is one of the final stages of the production process, where it goes on sale and a correct price ensures that all costs are covered and leave the contribution margin to the organization (profit). The present work shows the importance of using a costing method for the apportionment of indirect costs, as well as through a practical example it is possible to perceive how the formation of the price has a direct impact on the growth of the company. It is also important to note that it is necessary to know all the costs (direct and indirect) incurred for the production of a given product. This project besides the bibliographical reference was done a case study in the company Apara to show all applicability of the theory. Where it was explained to the businesswoman about the cost accounting as well as the consequences of not correct pricing and also was verified how the pricing processes were done or even based on which reports were used to reach the final price of the products. The objective of this work is to show how cost accounting is important in pricing the products, as well as through it it is possible to generate more efficient management reports for decision making.
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Precificação
Preços - Estudo de caso
Comércio varejista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: SANTOS, Helenilson Silva dos. Formação de preço: estudo de caso em uma microempresa do setor varejista. 36 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3487
Data do documento: 8-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de Preço: estudo de Caso em uma Microempresa do Setor Varejista.pdfFormação de preço: estudo de caso em uma microempresa do setor varejista859.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.