00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3390
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, José Ailton dos
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal contribuir para o bom desempenho do estudante em resolução de problemas de matemática e raciocínio lógico. Muitos de nossos alunos têm dificuldades em resolver problemas de matemática e, consequentemente, apresentam fraco desempenho em raciocinar corretamente em termos lógicos. Preocupado com essa situação, o autor deste trabalho investigou as possíveis causas dessas dificuldades vivenciadas na prática docente e encontrou pesquisas bibliográficas dos educadores matemáticos como Dante (2009), Isoda e Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2009), Polya (2006), Smole, Diniz e Candido (2000) e Spinilo (1994) que revelam porque essas pessoas têm dificuldades de resolver problemas de matemática e raciocínio lógico. Descobrimos também que o desenvolvimento do raciocínio lógico está relacionado com a habilidade em resolver problemas e que a prática insistente de exercícios poderá não garantir o saber matemático. Com o objetivo de contribuir para diminuir as dificuldades estudadas na revisão de literatura, fizemos uma experiência fora da sala de aula, teste de sondagem e apresentamos sugestões de problemas de raciocínio lógico para serem aplicados no Ensino Fundamental II.
Abstract: This work has as main objective to contribute to the good performance of the student in solving math problems and logical reasoning. Many of our students have difficulties in solving math problems, and therefore have poor performance in reasoning correctly in logical terms. Concerned about this situation, the author of this work investigated the possible causes of these difficulties experienced in teaching practice and found bibliographical researches of mathematical educators such as Dante (2009), Isoda and Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2009) Polya (2006), Smole, Diniz and Candido (2000) eSpinilo (1994) that reveal why these people have difficulties in solving math problems and logical reasoning. We have also found that the development of logical reasoning is related to the ability to solve problems and that the insistent practice of exercises may not guarantee mathematical knowledge. With the objective of contributing to reduce the difficulties studied in the literature review, we did an experiment outside the classroom, test of sounding and presented suggestions of problems of logical reasoning to be applied in Elementary School.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Raciocínio lógico
Ensino fundamental
Matemática – Resolução de problemas
Saber matemático
Mathematics - Study and teaching
Logical reasoning
Elementary School
Mathematics - Problem Solving
Mathematical knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SANTOS,José Ailton dos. Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390
Data do documento: 26-jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental.pdfDesenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental4.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.