00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1LattesFREITAS, Marinaide Lima de Queirozpor
dc.contributor.referee2Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723388Y2por
dc.creatorFerreira, Ana Márcia Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595356585782350por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.available2010-12-13-
dc.date.available2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.issued2009-09-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Márcia Cardoso. A compreensão de textos escritos entre professoras dos alunos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/338-
dc.description.abstractThe subject of this dissertation is the comprehension of written texts among teachers of elementary school. It is known that school teachers must have a reasonable proficiency not only in reading in its various social functions, but also they must know how to monitor their own comprehension process in different kinds of text. In this perspective, the objective of the present research is to investigate the comprehension of written texts among teachers of the first grades of public elementary schools who participated in the continuous teacher training courses at the Portuguese Language Pedagogic Laboratory sponsored by the State Bureau of Education of Alagoas, in Maceió, Brazil. The research is characterized as being interpretative, but at the same time it is experimental and quantitative. There is also an ethnographical aspect involved in the work, in a form of case study. The research was carried out in 2007. Two types of test were used by the author in order to collect data about teachers-collaborators comprehension: cloze tests and multiple choice tests. The author also used written questionnaires and verbal protocols so as to analyze the easiness and difficulties in the collaborators reading. The theoretical foundation is based in three axes: the first deals with teacher formation; the second concerns about the treatment given to reading at schools, and the third cares for text comprehension related to cognitive and metacognitive aspects. The results of the research demonstrated that the collaborators presented difficulty in comprehension of argumentative texts. This evidence leads to a reflection about reading practices in the elementary education and also in teacher formation courses in the sense of emphasizing the contact and the study of genres which have argumentative structure during the years of basic and superior education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWritten text comprehensioneng
dc.subjectCloze testeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão de textos escritospor
dc.subjectTeste clozepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA compreensão de textos escritos entre professoras dos alunos iniciais do ensino fundamental : um estudo de casopor
dc.title.alternativeComprehension of written texts among teacher of the early of elementary school: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema a compreensão de textos escritos entre professoras do Ensino Fundamental. Sabe-se que os professores precisam ter não só uma proficiência razoável em leitura em suas diversas funções, mas, principalmente, precisam saber monitorar o processo de compreensão em textos de diferentes tipos e gêneros, já que são formadores de neoleitores. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a compreensão de textos escritos entre professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino, que participaram da formação continuada no Laboratório Pedagógico de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, em Maceió, durante o ano de 2007. A pesquisa é caracterizada como sendo interpretativa e experimental, de caráter quantiqualitativo. O estudo é revestido de um cunho etnográfico, sendo mais especificamente, de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada através de uma coleta de dados para a verificação da compreensão leitora das colaboradoras por meio da aplicação de testes cloze (também conhecido como texto lacunado) e de testes de compreensão de texto com questões de múltipla escolha. A autora também utilizou outros instrumentos de pesquisa, tais como: a aplicação de questionários escritos e protocolos verbais para análise e consequente reflexão sobre as facilidades e dificuldades de leitura das colaboradoras. A fundamentação teórica é baseada em três eixos. O primeiro trata sobre a formação do professor; o segundo versa sobre o tratamento dado à leitura na escola e o terceiro aborda a compreensão de texto nos aspectos cognitivos e metacognitivos. A pesquisa demonstrou que as colaboradoras apresentaram facilidade de compreensão em textos narrativos e expositivos e dificuldade de compreensão em textos argumentativos, o que leva a uma reflexão sobre a prática da leitura na educação básica e também nos cursos de formação de professores e, consequentemente, na necessidade de enfatizar mais o contato e o estudo dos gêneros de estrutura argumentativa ao longo do ensino básico e superior.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.