06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Omena Neto, Alcides José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104097477810165pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson David Gomes dos-
dc.contributor.referee2Silva, Fábio Correia da-
dc.creatorMatos, Mariza Dácia de-
dc.date.accessioned2018-10-05T13:30:45Z-
dc.date.available2018-10-05T13:30:45Z-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.identifier.citationMATOS, Mariza Dácia de. O desenvolvimento da educação e sua relação com os índices de desenvolvimento econômico e social no município de Santana do Ipanema - AL de 2005 a 2013. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Econômicas, Santana do Ipanema, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3380-
dc.description.abstractThis paper presents an approach to the reality of Elementary School in the municipality of Santana Ipanema-AL and its relation to economic and social local development. A brief history was shown of education in the country, the state and the municipality where the study was conducted. It was also studied the concepts of education and development and the relationship between them.Grounded in Verçosa (2006), Libânio (2000), Vasconcellos and Garcia (1998) among others, aiming to provide information about the reality of the municipality education and therefore its development.According to the texts studied education has a place of extreme importance for the development, that is why a quality education will support the social development and the economy itself. For this it was used some research methods such as bibliographic research, questionnaireapplication and statistical data. Thus, the work seeks to identify the probable variables that report the true situation in which the county education lives.Thereby, one of the mostextenuating premises that was viewed and reviewed in the studied texts is that where development presents positive values they will reflect on education and vice versa, then is possible to see that there is a direct relation between education and development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico e socialpt_BR
dc.subjectSantana do Ipanema - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleO desenvolvimento da educação e sua relação com os índices de desenvolvimento econômico e social no município de Santana do Ipanema - AL de 2005 a 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem sobre a realidade do Ensino Fundamental no município de Santana do Ipanema-AL e sua relação com o desenvolvimento econômico e social local. É demonstrado um pequeno histórico da educação no país, no estado e no município onde o estudo foi realizado. Foram também estudados os conceitos sobre educação e desenvolvimento e a relação entre eles, embasados em Verçosa (2006), Libânio (2000), Vasconcellos e Garcia (1998) entre outros, tendo como objetivo fornecer informações sobre a realidade em que a educação do município se encontra e consequentemente o seu desenvolvimento. De acordo com os textos pesquisados, a educação tem um lugar de extrema importância para o desenvolvimento, por isso uma educação de qualidade dará suporte ao desenvolvimento social e à própria economia. Para isso, foram utilizados alguns métodos de pesquisa como a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e dados estatísticos. Desta forma o trabalho procura identificar as prováveis variáveis que informem a verdadeira situação em que a educação do município está. Assim, uma das premissas mais atenuantes vista e revista nos textos estudados é que onde o desenvolvimento houver apresentado os valores positivos estes refletirão na educação e vice-versa, vê-se então que existe uma relação direta entre educação e desenvolvimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.