00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: As contribuições do programa PROINFANTIL na identidade profissional do professor de Educação infantil : estudo de caso no pólo Arapiraca
Título(s) alternativo(s): The contribuitions of the identity PROINFANTIL professional teacher early childhood education: case study on the pole Arapiraca
Autor(es): Carvalho, Katia Silene Barbosa de
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Regina Aparecida Marques de
metadata.dc.contributor.referee2: Santiago, Leonéa Vitoria
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições do Programa de Formação de Professores para Educação Infantil – ProInfantil/MEC na construção da identidade profissional do professor de educação infantil. A revisão de literatura toma como referência estudos que trata da identidade do professor da criança pequena: (GOMES, 2003), (SILVEIRA, 2006), (BARBOSA, 2007); formação inicial de professores em nível superior e médio: (BONETTI, 2004), (ALMEIDA, 2009), (CAPESTRANI, 2007), (CABRAL, 2005), (BREJO, 2007), (KIEHN, 2007); saberes e fazeres na Educação Infantil: (ROSADO, 2007), (DIEB, 2007). O ProInfantil é uma formação inicial, em nível médio normal, na modalidade a distância e tem como público os profissionais da rede pública de ensino que atuam com crianças nas instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola) e que ainda não possuem a habilitação exigida pela Lei. Procurou-se identificar aspectos trabalhados durante a formação que possibilitaram avanços na/da identidade profissional dos(as) professores(as), a partir de suas percepções e de significados construídos sobre o curso. O estudo buscou ainda contribuir para o debate atual sobre os profissionais da educação infantil e sua necessária formação. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, focada no estudo de caso, que utilizou para coleta de dados, o questionário constituído de três partes. A primeira buscou delinear o perfil dos sujeitos; a segunda voltou-se para questões que se referiam às percepções dos(as) Professores(as) Cursistas acerca do Programa, antes e depois de tê-lo concluído; a terceira consistiu de questões relativas ao conteúdo e formato do curso. Participaram dessa pesquisa 24 cursistas que constituíam o grupo II, da Agência Formadora de Arapiraca/AL. Os resultados indicam que esse Programa trouxe várias contribuições à construção da identidade dos Professores(as) Cursistas, especialmente no que concerne aos seus saberes e fazeres inerentes à formação e à criança pequena. A elevação da autoestima, a valorização profissional advinda de seus colegas, a melhoria da prática pedagógica, da organização do trabalho e dos planejamentos em face da criança são aspectos que se destacam. Além desses aspectos, avanços também foram percebidos na perspectiva pessoal dos atores envolvidos no processo, tais como o modo como passaram a lidar com as crianças e seus filhos e várias situações da sua vida. Um importante fator determinante desses avanços são as disciplinas “Organização do Trabalho Pedagógico” e “Fundamentos da Educação” que, articuladas entre si, contribuíram significativamente para que os professores se apropriassem dos saberes e fazeres que envolvem a criança pequena. Além disso, têm destaque os instrumentos avaliativos do Programa, possibilitando que os(as) professores(as) refletissem sobre sua formação.
Abstract: This research aimed to investigate the contributions of the Teacher Training Program for Early Childhood Education - ProInfantil / MEC in the construction of professional identity of teacher education. The literature review takes as reference studies dealing with the identity of the child's teacher little: (GOMES, 2003), (Silveira, 2006), (BARBOSA, 2007); initial training of teachers in senior and middle level: (BONETTI, 2004 ) (ALMEIDA, 2009), (CAPESTRANI, 2007), (Cabral, 2005), (Heath, 2007), (Kiehn, 2007); knowledge and practices in Early Childhood Education: (ROSE, 2007), (DIEB, 2007) The ProInfantil is an initial training mid-level normal, in the distance and aims professionals in public schools who work with children in early childhood education institutions (daycare and preschool) and who don't have the qualification required by law.We sought to identify aspects worked during the training that enabled advanced in teachers' professional identity from their perceptions and meanings constructed on the course. The study has also sought to contribute to the current debate about early childhood professionals and their required training. This is qualitative research focused on the case study, which used to data collection, the questionnaire consists of three parts. The first sought to define the profile of the subject and the second turned to matters which pertained to perceptions of Teachers about the program before and after have it completed and the third consisted of questions regarding the content and format of the course. Participated in this study 24 course participants who constituted the group II, in the Agency Forming Arapiraca / AL. The results indicate that this program has brought several contributions to the construction of the identity of Teachers, especially with regard to their knowledge and practices relating to the training and the child. The increase in self-esteem, professional appreciation arising from their colleagues, improvement educational practice, work organization and planning in the face of the child are aspects that stand out. Besides these aspects, advances have also been perceived in personal perspective of the actors involved in the process, such as how now dealing with children and their sons and various situations in your life. An important factor of those advances are the disciplines "Pedagogical Work Organization" and "Foundations of Education" that interconnected, contributed significantly for teachers to appropriate the knowledge and practices that involve the child. In addition, the evaluation instruments stand out in the program, enabling teachers to reflect on their training.
Palavras-chave: Educação infantil
PROINFANTIL
Professores - Identidade profissional
Professores – Formação
Teacher -Training
Teachers - Professional identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Katia Silene Barbosa de. As contribuições do programa PROINFANTIL na identidade profissional do professor de Educação infantil : estudo de caso no pólo Arapiraca. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3366
Data do documento: 16-nov-2011
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