00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3341
Tipo: Dissertação
Título: Consciência fonológica, reconhecimento de palavras e decodificação de frases: uma pesquisa quali-quantitativa com alunos do segundo ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Phonological consciousness, recognition of words and decodification of phrases: a research with students of the 2nd year of fundamental education
Autor(es): Feitosa, Floriza de Abreu
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Telma Moreira Vianna
Resumo: A aprendizagem da leitura tem se tornado um grande problema para as aulas de alfabetização e letramento nas escolas brasileiras, principalmente devido ao número elevado de crianças que não estão conseguindo se alfabetizar. No Brasil, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) demonstrou, em 2014, que 55% das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental alcançaram apenas os dois piores níveis de leitura. Ademais, pesquisas recentes (Santos e Silveira, 2015; Silva, et al, 2015; e Santos, et al, 2015) demonstraram que há uma grande incidência de crianças e adolescentes analfabetos no 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental em Alagoas. Diante dos problemas apresentados acima, percebe-se a necessidade de estudos que se preocupem com a alfabetização e, principalmente, com as questões linguísticas e cognitivas que envolvem o processo de aprender a ler, como é o caso da Consciência Fonológica. Pesquisas têm demonstrado a forte relação existente entre as habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da leitura, enfatizando a necessidade das primeiras para uma aprendizagem mais eficaz (Morais, 2013; 2014; Capovilla & Capovilla, 2000; Capovilla, et al, 2007; Bisinotto e Silva, 2013; Dehaene, 2012; e Scliar-Cabral, 2012). Assim, diante dos problemas apresentados e dos estudos apontados, esta pesquisa de mestrado pretendeu averiguar em que medida o nível de consciência fonológica está relacionado ao bom desempenho em reconhecimento de palavras e decodificação de frases entre alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas diferentes (uma pública e a outra, particular). Para isso, foi realizada uma pesquisa correlacional, durante a qual foram aplicados testes de habilidades de consciência fonológica (de identificação de rimas, combinação de fonemas iniciais e contagem de sílabas, segundo Adams, et al, 2006); de reconhecimento de palavras e de decodificação de frases com 34 crianças. A partir dos testes aplicados para as análises estatísticas dos dados, chegamos aos seguintes resultados: 1) os alunos da escola pública e os da escola particular apresentaram níveis semelhantes nos testes de consciência fonológica; 2) os alunos da escola particular realizaram os testes de reconhecimento e decodificação de frases em bem menos tempo e 3) houve correlação entre os níveis de Consciência Fonológica das crianças e o tempo levado para reconhecer as palavras e decodificar as frases, confirmando a nossa hipótese inicial.
Abstract: Learning to read has become a major problem for literacy and literacy classes in Brazilian schools, mainly due to the high number of children who are not being able to become literate. In Brazil, the National Literacy Assessment (ANA) showed in 2014 that 55% of the children in the 3rd year of Elementary School achieved only the two lowest levels of reading. In addition, recent research (Santos e Silveira, 2015; Silva, et al, 2015; e Santos, et al, 2015) has shown that there is a high incidence of illiterate children and adolescents in the 5th, 6th and 7th years of Elementary School in Alagoas. In view of the problems presented above, there is a need for studies that are concerned with literacy and, especially, with the linguistic and cognitive issues involved in the process of learning to read, as is the case with phonological awareness. Research has demonstrated the strong relationship between phonological awareness skills and reading learning, emphasizing the need for the first one for a more effective learning (Morais, 2013, 2014, Capovilla and Capovilla, 2000; 2013; Dehaene, 2012, and Scliar-Cabral, 2012). Thus, in view of the problems presented and the studies pointed out, this master's research aimed to find out to what extent the level of phonological awareness is related to the good performance in word recognition and sentence decoding among students of two classes of the 2nd year of Elementary School in different schools (one public and the other private). For this, a correlational research was carried out, during which tests of phonological awareness skills (rhyme identification, combination of initial phonemes and syllable count, according to Adams, et al, 2006); word recognition and sentence decoding with 34 children. From the tests applied to the statistical analysis of the data, the following results were obtained: 1) public school and private school students presented similar levels in phonological awareness tests; 2) private school students performed sentences recognition and decoding tests in much less time, and 3) there was a correlation between phonological awareness levels of the children and the time taken to recognize the words and decode the phrases, confirming our hypothesis initial.
Palavras-chave: Linguística
Fonologia
Aquisição da linguagem
Alfabetização
Leitura – Decodificação
Literacy
Phonological awareness
Decoding
Correlational Research
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: FEITOSA, Floriza de Abreu. Consciência fonológica, reconhecimento de palavras e decodificação de frases: uma pesquisa quali-quantitativa com alunos do segundo ano do ensino fundamental. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística : Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3341
Data do documento: 12-jun-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.