00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Inclusão e formação docente: histórias de vida de professores da rede pública municipal de Maceió
Título(s) alternativo(s): Inclusion and teaching formation: life histories of teachers from Maceió municipal
Autor(es): Barros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Tania Maria de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Kullok, Maísa Gomes Brandão
Resumo: A história de vida é permeada por um conjunto de significações que entrelaçam a vida pessoal na profissional, ou seja, faz com que o trabalho docente seja influenciado pelos fatores subjetivos, culturais e ideológicos. Considerando a importância do resgate da história de vida para a atuação profissional, esse estudo teve como objetivo analisar aspectos da história de vida de professores do ensino fundamental e seu envolvimento diante do processo de inclusão do aluno com deficiência. Para isso, optei por uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica a história de vida. Participaram da pesquisa nove (09) professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Maceió-AL. Os recursos utilizados para a coleta de dados foi a entrevista narrativa e o diário de campo. O corpus do trabalho foi constituído a partir de três questões gerativas: os professores que tiveram convívio com pessoas que possuem deficiência são mais envolvidos com o processo de inclusão? Os professores que possuem familiares com deficiência se percebem mais comprometidos com o processo de inclusão que os demais profissionais da área? O que faz com que professores tenham uma prática inclusiva quando muitos rejeitam o aluno com deficiência? O referencial teórico do estudo está assentado principalmente em Nóvoa (2000), Josso (2002), Moita (2000), Schon (2000), Mantoan (2003), entre outros. Como categorias de análise emergidas da escuta dos entrevistados estabeleceu-se: 1)Contato com pessoas que possuíam deficiência (família/escola), 2)Relação entre a História de Vida e a escolha profissional, 3)Desafio diante da inclusão de alunos com deficiência, 4)Autoformação como processo de formação continuada e 5)Relação entre a História de vida e o fazer pedagógico do professor. A partir da análise dos dados, verifiquei que os professores primavam a sua ação pedagógica pelo resgate de valores e princípios culturais e sociais, constituídos nos espaços intersubjetivos. Por fim, a investigação revelou que a articulação dos saberes provenientes de vivências ocorridas na vida familiar, escolar e profissional foram fundamentais para uma prática pautada pela educação de todos.
Abstract: The life's history is permeated by a set of meanings that intertwine personal life at work. The teacher's work is influenced by subjective - cultural and ideological - factors. Considering the importance of tracking the life's history for professional performance, this study aimed to examine aspects (family, school and professional) of primary teachers' life's history and their involvement on the inclusion process of students with disabilities. To this end, I chose a qualitative research, having as methodological approach the life's history. The participants were nine (09) elementary school teachers of municipal schools in Maceió-AL. The resources used for data collection were the narrative interview and the field diary. The research corpus was constructed from three generative questions: Are teachers who had contact with people with disabilities more involved with the inclusion process? Do Teachers who have family members with disabilities perceive themselves more committed to the inclusion process than other professionals? What makes teachers have an inclusive practice while many reject the student with disabilities? The theoretical study is based principally on Schon (2000), Mantoan (2003), Nóvoa (2000), Josso (2002) and Moita (2000), among others. Were established as analysis categories emerged from the interviews: 1) Contact with people who had disabilities (family / school), 2) the relationship between Life's History and career choice, 3) challenge with the students with disabilities inclusion 4) self-education as a continuous education process and 5) Relationship between life's history and practice of the teacher. From the data analysis, I found that teachers demonstrated similar goals in their speech, as the redeem of values and principles that are important in educational work and that the recollection of some experiences interact with a theoretical and reflective base, contributing effectively in the educational process in which they live, also including the possibilities to change and innovate their practice. As a result, the investigation revealed that the integration of knowledge related to family life, school and training were paramount for them to succeed in their teacher training.
Palavras-chave: Life s history
Educational inclusion
Teaching practice
História de vida
Inclusão escolar
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Márcia Lúcia Nogueira de Lima. Inclusão e formação docente: histórias de vida de professores da rede pública municipal de Maceió. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/334
Data do documento: 14-abr-2009
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