00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O discurso da educação ambiental em Alagoas: do ambientalismo radical ao cinismo empresarial
Título(s) alternativo(s): The discourse of environmental education in Alagoas: radical environmentalism to corporate cynism
Autor(es): Nascimento, Clay Ewerthon Alves do
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Katia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
Resumo: Esta dissertação parte do pressuposto que a dissociação da Educação Ambiental (EA) das lutas históricas ambientalistas constitui um recurso ideológico das classes dominantes. Partindo também do pressuposto que em Alagoas houve uma formação de um movimento ambientalista com uma história de lutas antagônicas a degradação ambiental promovida pela empresa cloroquímica Salgema, atual Braskem, nos propomos a analisar o discurso de EA da empresa Braskem e do Instituto Lagoa Viva (ILV), impulsionador do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva (PLV) a ela ligado. Contruimos nosso discurso dissertativo, a partir da teoria e método da Análise do Discurso (AD) de linha francesa (Pêcheutiana) somada as contribuições de Bakhtin/Volochínov, Mészáros e a perspectiva ontológica de Lukács, ampliando o arcabouço teórico para um campo que denominamos de heterodoxo, com o diálogo com a perspectiva anarquista, com maior ênfase para as contribuições da Ecologia Social de Murray Bookchin, a fim de construirmos um campo de EA pouco discutido no Brasil: a Educação Ambiental Libertária. Para fundamentar essa nossa opção epistemológica, teórica e discursiva, lançamos um olhar para a Teoria Crítica, discutindo seu método interdisciplinar. A Teoria Crítica é dialogada também a partir do próprio campo da Educação Ambiental e a partir da filosofia de Slortedijk. Lançamos alguns olhares discursivos sobre o objeto propondo alguns caminhos de sentidos que passam pela memória histórica e por ideologias como paternalismo e cinismo. O corpus foi organizado a partir de uma matéria de jornal online do grupo empresarial Odebretch/Braskem, do documento Política sobre Responsabilidade social da Braskem e de um número da revista do ILV. A dissertação está organizada em quatro seções: 1) Fundamentos teóricos para uma Educação Ambiental libertária, no qual lançamos nossa perspectiva teórica de EA em construção; 2) Teoria do discurso e ideologia, centrada na concepção de discurso crítica ao capitalismo 3) A problemática ecológica e o objeto de pesquisa, onde se situa brevemente a EA e o ambientalismo em Alagoas 4) O cinismo empresarial contra as lagoas vivas, no qual analisamos o discurso de EA em questão e o apontamos como conservador, paternalista e cínico.
Abstract: This dissertation draws upon the assumption that the dissociation of the Environmental Education (EA – Educação Ambiental, in Portuguese), of the environmentalists’ historical struggles constitutes an ideological resource of the ruling classes. Also based on the presupposition that in Alagoas there was a formation of an environmental movement with a history of antagonistic fights and environmental degradation promoted by the Salgema’s clorochemical company, actually called Braskem, we propose to analysis the EA speech of the Braskem company and of the Lagoa Viva Institute (ILV – Instituto Lagoa Viva), booster of the Lagoa Viva Environmental Education Program (PLV - Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva) attached to it. We constructed our argumentative discourse, from the theory and method of Discourse Analysis of a French line (Pêcheutiana) plus the contributions of Bakhtin/Volochínov, Mészáros and the ontological perspective of Lukács, expanding the theoretical outline for a field that we call heterodox, with the dialogue of an anarchist perspective, with greater emphasis for the contributions of Social Ecology of Murray Bookchin, in order to build an EA field rarely discussed in Brazil: The Environmental Education Libertarian (Educação Ambiental Libertária). To substantiate this our epistemological, theoretical and discursive option, we launched a look to the Critical Theory, discussing its interdisciplinary method. The Critical Theory is also dialogued from the own field of the Environmental Education and from the philosophy of Slortedijk. We launched some discursive perspectives on the object, proposing some ways of directions that passes through the historical memory and through ideologies as paternalism and cynicism. The corpus was organized from an online newspaper article of the business group Odebretch/Braskem, of the document Policy on Braskem’s Social Responsibility and of a ILV magazine’s number. The dissertation is organized into four sections: 1) Theoretical Fundaments for an Environmental Education Libertarian, in which we launched our theoretical perspective of EA under construction; 2) Theory of Discourse and Ideology, centered on the concept of critical discourse of capitalism; 3) The Ecological Problems and the Object of Research, where it is located shortly the EA and the environmentalism in Alagoas; 4) The Business Cynicism against Living Ponds, in which we analyzed the EA’s speech in question and pointed out like conservative, paternalistic and cynical.
Palavras-chave: Educação integral
Programa Mais Educação
Políticas públicas
Formação omnilateral
Environmental Education
Environmentalism
Discourse
Ideology
Cynicism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Clay Ewerthon Alves do. O discurso da educação ambiental em Alagoas: do ambientalismo radical ao cinismo empresarial .2015. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3297
Data do documento: 9-dez-2015
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