00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3295
Tipo: Dissertação
Título: Liceu de Artes e Ofícios de Alagoas (1884-1917): Um resgate da História da educação na transição do Império para a República
Título(s) alternativo(s): Liceu of arts and crafts of Alagoas (1884-1917): a rescue of the history of education in the transition of the empire to the republic
Autor(es): Moura, Rosilda Germano da Silva
Primeiro Orientador: Cêa, Georgia Sobreira dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Osvaldo Batista Acioly
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Madeira, Maria das Graças de Loiola
Resumo: O presente estudo tem como objeto o Liceu de Artes e Ofícios de Alagoas, criado em 1884 e extinto nos anos finais da década de 1910. Esta instituição tinha o intuito de atender às demandas por mão-de-obra, oferecendo à população mais pobre o ensino de primeiras letras e de ofícios. Nesta pesquisa destacamos os fundamentos que levaram à criação do Liceu de Artes e Ofícios, assim como a relação entre o projeto e o que foi desdobrado no cotidiano da instituição. As fontes utilizadas para composição do trabalho, além de jornais veiculados à época e documentos da instituição, foram documentos oficiais e publicações existentes a respeito do tema. A pesquisa documental realizada, de abordagem qualitativa, permitiu revelar elementos da cultura da instituição, tensões entre os sujeitos que a criaram e que nela atuaram, estratégias de resistência e organização. A história do Liceu de Artes e Ofícios inscreve-se no contexto da transição do Império para a República e é marcada pelas tensões da substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre. Por vezes, as propostas e práticas adotadas no Liceu de Artes e Ofícios durante sua organização e implantação foram alteradas, no entanto, a oferta de ensino profissionalizante para os trabalhadores e seus filhos permaneceu como a base fundamental da instituição, do Império à República. O ensino voltado para essa população assumia, sobretudo, o sentido de ajustamento e de controle da conduta moral e física. Apesar da afirmação do papel do Liceu de Artes e Ofícios no processo de modernização e de desenvolvimento industrial que caracterizava o período, é evidente a primazia do ensino humanístico sobre a instrução profissional. Pesquisar sobre a educação alagoana do século XIX nos dá a oportunidade de conhecer mais a respeito de nossa própria história, cujo teor ainda se encontra com número reduzido de informações, sobretudo quando se trata da educação voltada para a população economicamente pobre. Assim, a reconstrução da experiência do Liceu de Artes e Ofícios contribuirá para a ampliação da História da Educação em Alagoas, no sentido de ajudar a elaborar um perfil histórico da educação local e nacional na transição entre Império e República.
Abstract: The current study is about the School of Arts and Crafts of Alagoas, created in 1884 and extinct in the final of 1910s. This institution intended to meet the demands of workmanship, providing the poorest people the education of first letters and crafts. In this research we highlight the reasons that led to the establishment of the School of Arts and Crafts, as well as the relationship between the initial project and daily outspread of the institution. The sources used to compose the work were official documents and publications about the subject, besides of old newspapers and institutional documents. The qualitative approach of documental study allowed revealing: the institution's culture elements; tensions among their actors, who created and work on it; resistance strategies; and organizing. The history of the School of Arts and Crafts was writing in the context of transition from Empire to Republic. Additionally, it was marked by tensions registered during the replacement of slave labor by free one. Sometimes, proposals and practices in the School of Arts and Crafts during its organization and implementation have changed, however, the vocational educational opportunities for employees and their children remained as the cornerstone of the institution during the cited transition. The education for this population assumed, specially, the sense of adjustment and control of physical and moral conduct. Despite the affirmation of the role of School of Arts and Crafts in the process of modernization and industrial development that characterized the period, the primacy of the humanistic education on vocational education is evident. To study about the education in Alagoas of XIX century gives us the opportunity to know more about our own history, despite the reduced information, especially when the subject is the education of population economically poor. Thus, the reconstruction of the experience of School of Arts and Crafts will contribute to the expansion of the History of Education in Alagoas, helping to elaborate a historical profile of local and national education during the transition between the Empire and Republic.
Palavras-chave: Ensino profissional
Liceu de Artes e Ofícios de Alagoas
Educação para os pobres
Professional Education
School of Arts and Crafts of Alagoas
Education of population economically poor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOURA, Rosilda Germano da Silva. Liceu de Artes e Ofícios de Alagoas (1884-1917): Um resgate da História da educação na transição do Império para a República. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3295
Data do documento: 30-set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.