00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorPimentel, Ana Daniela Martins Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0517790146167662pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-23T14:17:47Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2018-08-23T14:17:47Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Ana Daniela Martins Silva. Escrita e reescrita de crônicas por duplas de alunos da educação de jovens e adultos: os avanços quanto aos aspectos macro textuais. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3290-
dc.description.abstractThis dissertation presents an investigation proposal that promotes the development of the text competence of the students of a group of Youth and Adult Education (EJA), published in the planning, textualization, modification and variant stages(DOLZ, 2010) of the chronic discursive type. The proposal was divided into modules, in a didactic sequence and carried out in a group of the 8th EJA period, which links to the 9th grade of Fundamental School, of a state public school situated in the municipality of Rio Largo, Alagoas. Its objectives are carried onward and the structure and characteristics of the chronic gender; produces a coherent description manuscript; study its text through pedagogic interventions; and reword the text itself, in an attempt to achieve the quality of writing. A textual production for formal work, evidencing an initial text and habitually subject to several versions. As a methodological procedure, we opted for action research, based on the ideas of Thiollent (1997). In addition, we seek as theoretic contributions from Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dolz (2010) and Ruiz (2010) among others discoursing discursive genres and textual production. For data analysis, we revealed on how initial and final versions were explained by twelve doubles of students and compared an early version with a rephrased version. As intervention tools for the rewriting routing of the second version, it uses standard disks attached to the texts. The results are considered as all stages of the process of script and addition to the excellence of textual production of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProposta de intervençãopt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectChronicpt_BR
dc.subjectRedraftingpt_BR
dc.subjectProposed interventionpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleEscrita e reescrita de crônicas por duplas de alunos da educação de jovens e adultos: os avanços quanto aos aspectos macro textuaispt_BR
dc.title.alternativeWriting and rewriting of chronicles by students of youth and adult education: macro textual advancespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de intervenção que pretendeu promover o desenvolvimento da competência escrita dos alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseada nas etapas de planificação, textualização, revisão e reescrita (DOLZ, 2010) do gênero discursivo crônica. A proposta foi dividida em módulos, numa sequência didática e realizada em uma turma do 8º período EJA, que corresponde ao 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada no município de Rio Largo, Alagoas. Seus objetivos foram levar o aluno a compreender a estrutura e as características do gênero crônica; produzir um texto narrativo coerente; revisar seu texto, mediante intervenções pedagógicas; e reescrever o próprio texto, na tentativa de alcançar a melhoria da sua escrita. A produção textual foi trabalhada de forma processual, evidenciando que um texto inicial é quase sempre sujeito a várias versões. Como procedimento metodológico, optamos pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1997). Além disso, buscamos as contribuições teóricas de Antunes (2003), Marcuschi (2008), Dolz (2010), Ruiz (2010), dentre outros, que discorrem sobre gêneros discursivos e produção textual. Para análise dos dados, refletimos sobre as versões iniciais e finais elaboradas por doze duplas de alunos e comparamos a versão inicial com a versão reescrita. Como instrumentos de mediação para a reescrita da segunda versão, utilizamos bilhetes orientadores anexados aos textos. Os resultados mostraram que considerar todas as etapas do processo da escrita é de suma importância para o aperfeiçoamento da produção dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escrita e reescrita de crônicas por duplas de alunos da educação de jovens e adultos os avanços quanto aos aspectos macro textuais.pdfEscrita e reescrita de crônicas por duplas de alunos da educação de jovens e adultos: os avanços quanto aos aspectos macro textuais4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.