00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3269
Tipo: Dissertação
Título: Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola na rede pública municipal de Arapiraca (2013-2014): uma análise da política de massificação da prática esportiva
Título(s) alternativo(s): Sports Training Program Athlete at School in the municipal public network of Arapiraca (2013-2014): an analysis of the politics massification of sports practice
Autor(es): Santos, Petra Schnneider Lima dos
Primeiro Orientador: Cêa, Georgia Sobreira dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Welington Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Albuquerque, Joelma de Oliveira
Resumo: A dissertação tem como tema a política de massificação da prática esportiva em escolas públicas. O estudo toma como objeto a experiência do Programa de Formação Esportiva na Escola - Atleta na Escola na rede pública municipal de Arapiraca, em Alagoas, nos anos de 2013 e 2014. O Programa Atleta na Escola, realizado nacionalmente em 2013 e 2014, foi uma iniciativa do Ministério da Educação, em conjunto com os ministérios do Esporte e da Defesa, que objetivou massificar a prática esportiva em escolas públicas, visto a realização dos Jogos Olímpicos que ocorreram no Brasil em 2016. O programa foi anunciado como forma de contribuir para o desenvolvimento do espírito olímpico, identificar talentos esportivos, e elevar o desempenho escolar e esportivo para a formação integral de estudantes. Frente à amplitude e à finalidade do programa, este estudo problematizou em que medida a lógica de massificação do fenômeno esportivo, motivada por megaeventos realizados no Brasil, contribuiu para a escola, professores e estudantes, proporcionou a valorização e o fortalecimento da prática esportiva como objeto da ação pedagógica de escolas públicas. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em conhecer a dinâmica de funcionamento do Programa Atleta na Escola na rede municipal de Arapiraca, durante os anos de 2013 e 2014, de modo a identificar possibilidades, limites e contradições de tal estratégia de formação esportiva. Os parâmetros teórico-metodológicos da pesquisa, de abordagem qualitativa, foram apoiados no materialismo histórico-dialético. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão da literatura; levantamento e análise documental e entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas. A amostra do estudo incluiu sujeitos de cinco escolas públicas de Arapiraca (5 professores e 8 estudantes), além da coordenação municipal do programa. Para a análise do corpus da pesquisa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, o que permitiu identificar as seguintes categorias explicativas do objeto: formação esportiva escolar, democratização da Educação Física, precarização da/na formação. A análise da experiência do Programa Atleta na Escola em Arapiraca revelou que, embora tenha ocorrido o contato dos alunos com a prática esportiva, a materialidade tomada como objeto foi marcada pela precarização, improviso e descontinuidade. Foi possível constatar a desarticulação do programa em relação às políticas esportivas em geral, muito embora o desenho operacional e a orientação teórica do programa tenham sido orientados por uma concepção de pirâmide esportiva, em que o topo é o esporte de alto rendimento, descaracterizando o esporte enquanto elemento da cultura corporal. Os dados das escolas pesquisadas de Arapiraca revelam que o programa foi marcado por contradições, equívocos e fragilidades em sua materialidade, que traduzem problemáticas inerentes à política de massificação da prática esportiva da qual ele foi expressão. De forma mais ampla, se conclui que a supervalorização de megaeventos, que orientou a implementação do Programa de Formação Esportiva na Escola - Atleta na Escola, não repercutiu na articulação da prática esportiva com a proposta pedagógica das escolas brasileiras de forma ampla, e, de forma particular, das escolas alagoanas.
Abstract: The theme of this work is the policy of massification of sports practice in public schools. The study has as its object the experience of the Program of Sports Training in School - Athlete in the School in the municipal public network education of Arapiraca, in the state of Alagoas, in the years of 2013 and 2014. The Athlete in School Program, happened nationally in 2013 and 2014, it was an initiative of the Ministry of Education, together with the Ministries of Sport and Defence, which aimed to massify sports practice in public schools, since the Olympic Games took place in Brazil 2016. The program was announced as a way to contribute to the development of the Olympic spirit, to identify sporting talents, and to increase school and sports performance for the integral formation of students. In view of the breadth and purpose of the program, this study has questioned the extent to which the logic of massification of the sport phenomenon, motivated by mega-events carried out in Brazil, contributed to the school, teachers and students, provided the valorization and strengthening of sports practice as an object of the pedagogical action of public schools. In this way, the general objective of the research was to know the dynamics of the Athlete at School program in the municipal network of Arapiraca, during the years 2013 and 2014, in order to identify possibilities, limits and contradictions of such strategy of sports training. The theoretical-methodological parameters of the research, of qualitative approach, were supported in historical-dialectical materialism. The methodological procedures included: literature review; survey and documentary analysis and semi-structured interviews recorded and transcribed. The study sample included subjects from five Arapiraca public schools (5 teachers and 8 students), besides the municipal coordination of the program. The experience analysis of the Athlete in the School program in Arapiraca revealed that, although the students' contact with the sports practice occurred, the materiality taken as object was marked by precariousness, improvisation and discontinuity. It was possible to verify the disarticulation of the program about sports policies in general, although the operational design and theoretical orientation of the program were guided by a sports pyramid concept, in which the top is the high performance sport, what is discharacterizing the sport as an element of body culture. The data of the studied schools of Arapiraca reveal that the program was marked by contradictions, mistakes and weaknesses in their materiality, which reflect problems inherent to the politics of massification of the sports practice of which it was its expression. In a more large conception, it has been concluded that the overvaluation of mega events, which guided the implementation of the Sports Training Program in School - Athlete in the School, did not have repercussions on the articulation of sports practice with the pedagogical proposal of Brazilian schools and in a particular way in schools of Alagoas state.
Palavras-chave: Prática esportiva – Massificação
Política Nacional do Esporte
Programa Atleta na Escola
Prática esportiva escola – Arapiraca
Massification of sports practice
National Sports Policy
Athlete in School Program
Sports practice in schools of Arapiraca
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Petra Schnneider Lima dos Santos. Programa de Formação Esportiva Atleta na Escola na rede pública municipal de Arapiraca (2013-2014): uma análise da política de massificação da prática esportiva. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3269
Data do documento: 13-nov-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.