00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Moisés de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373237780862014por
dc.contributor.referee1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322por
dc.contributor.referee2Allen, Scott Joseph-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926050763844442por
dc.creatorSilva Júnior, Gerson Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629079336354468por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:50Z-
dc.date.available2013-11-26-
dc.date.available2015-08-25T18:16:50Z-
dc.date.issued2008-03-14-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Gerson Alves da. Política de assimilação: educação escolar indígena em Alagoas a partir da constituição de 1988. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/324-
dc.description.abstractThe goal of this dissertation is to demonstrate the process of depreciation of the indigenous identity in Alagoas, as well as in all the Brazil, through the analysis of education and its relation with the social projects and politicians processes. Before the 1988´s Constitution, the "indigenous scholar 2 education in Alagoas always acted to adjust native people to Brazilian´s society project, instituted with strong eurocentric characteristics. After 1988 s Constitution and since 1996 LDB, in some Brazilian States, effectively appears a specific and differentiated educational proposition for the native people who remain in so-called indigenous communities. Other native originated people that had been coed-opt by the national communion in before 1988 s periods, start to lose their historical memories (AIRES, 2000a). Their traditional view was distorted and modified, in apparently irreversible way, through the structure mounted by differentiated indigenous scholar education. It happens because the autochthon worldview has to be understood as a different reality contrasting the Brazilian men and women´s one. This way, the indigenous scholar education practice, after the 1988´s Constitution, although it breaches with the politic of assimilation, does not modify the structural causes served by the politic of assimilation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectAssimilationeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectEducação Indígenapor
dc.subjectAssimilaçãopor
dc.subjectEstadopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolítica de assimilação: educação escolar indígena em Alagoas a partir da constituição de 1988por
dc.title.alternativeAssimilation policy: indigenous school education in Alagoas as of the constitution of 1988eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo demonstrar o processo de minimização da identidade indígena em Alagoas, assim como no Estadonacional como um todo, por meio de análise bibliográfica-documental da educação e sua relação com os projetos sociais e processos políticos. A educação escolar indígena 1 alagoana, anterior a Constituição de 1988, atuou sempre de modo a ajustar o homem nativo ao projeto de sociedade brasileira instituído historicamente com fortes características eurocêntricas. Posterior a Constituição de 1988, a partir da LDB de 1996, surge efetivamente, em alguns Estados brasileiros, uma proposta de educação específica e diferenciada para os povos nativos que permanecem em comunidades ditas indígenas. Conforme Aires (2000a), os indivíduos de origem nativa que foram cooptados pela comunhão nacional em períodos anteriores a 1988, tem suas memórias históricas e suas visões tradicionais esquecidas, distorcidas e alteradas. Essa distorção e esquecimento ao que tudo indica parece ser irreversível, a partir da estrutura montada por meio da educação escolar indígena diferenciada. Pois, a cosmovisão autóctone passa a ser entendida como realidade diferente da realidade do brasileiro. Desta forma, pode-se concluir que a prática de educação escolar indígena, posterior a Constituição de 1988, ainda que rompa com a política de assimilação, não modifica as causas estruturais às quais a política de assimilação estava a serviço.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Política de assimilação: educação escolar indígena em Alagoas a partir da constituição de 1988.pdf769.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.