00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Expropriação do trabalho e escolarização do cortador de cana em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Expropriation of labor and scooling of cane cutters in Alagoas
Autor(es): Santos, Antonio César de Holanda
Primeiro Orientador: Bertoldo, Maria Edna de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Rabelo, Josefa Jackline
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Edlene Pimentel
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de expropriação do trabalho dos cortadores de cana empreendido pelo capital através, também, das legislações de educação no campo. Especificamente, objetiva-se compreender as relações de escolarização desses trabalhadores com a expropriação de seu trabalho, conforme as determinações do capital nas políticas educacionais de Estado. Para tanto, foi realizado um estudo do processo histórico da origem do capital e da expropriação do trabalho pelo capital. Esta pesquisa inicia-se retratando a formação do capitalismo clássico. Em seguida, trata-se do papel do regime colonial na consolidação do capitalismo clássico europeu e do capitalismo agrário brasileiro. Parte-se, depois, para o estudo sobre o moderno e arcaico em Alagoas, focando especialmente o colonialismo e capitalismo alagoanos. Trata-se, em seguida, do capitalismo como um todo e abarcar sua consolidação, as crises cíclicas e estruturais do capital e sua reestruturação produtiva. Esse estudo foi relacionado também com o levantamento histórico e atual das legislações e programas de educação no campo, com atuação do Estado e dos movimentos sociais brasileiros, vinculados aos desígnios do capital. No que tange à agroindústria canavieira, foi realizado o estudo da sua constituição no Brasil e em Alagoas. Primeiramente cuida-se do período entre o início dessa atividade, na colonização, até aos banguês. Mais à frente, trata-se da fase entre o surgimento das usinas à atualidade. Depois do levantamento histórico e sua análise, parte-se para focar a relação entre expropriação do trabalho e escolarização do cortador de cana. De posse desse estudo, é realizada uma articulação entre processo histórico de expropriação do trabalhador, legislações e programas de educação no campo e agroindústria canavieira, com ênfase na atuação do Estado em favor do capital, o que reforça a expropriação do trabalhador. Nesse sentido, constata-se que hoje em dia há continuidade do processo expropriatório, com a devida atualização decorrente da atual crise estrutural do capital, e são analisadas também novas orientações nas legislações de educação no campo, atrelando-a a projetos econômicos mais específicos que os das primeiras legislações. Verifica-se, ainda, que o cortador de cana não é, historicamente, contemplado pelas políticas, muito menos pelas legislações acerca de educação no campo. Por fim, apontase a real necessidade de continuação da pesquisa em busca de novos elementos e/ou em outros contextos, para corroborar ou negar nossas constatações.
Abstract: The objective of this research is to understand the expropriation of cane cutters' jobs done by the capital and also by rural education laws. More specifically, this research focuses on comprehending how these workers may be properly schooled after having been expropriated from their work field, as determined by the capital and educational policies of the state. For such explanation, the historical origin of the capital and of expropriation of labor by it was taken in consideration. The study begins by depicting the formation of classical capitalism. Moreover, making intelligible the role of colonial regime regarding the consolidation of European classical capitalism and Brazilian agrarian capitalism. Furthermore, Alagoas' modern and archaic is looked into, aiming particularly on the colonialism and capitalism of this state. Capitalism as a whole is then taken into account, embracing its consolidation, cyclical and structural capital crises as well as its restructuring. This study also has a relation to current historical inquiries on rural legislation and educational programs, with social movements' and state actions in Brazil, linked to the capital's purposes. As far as the sugarcane industry is concerned, the study shows its constitution in Brazil and Alagoas. Firstly, the starting period of this activity is explored, during colonization, up to Bangui. Later on, the emergence of manufacturing plants to the present day. Following to the historical survey and analysis, the relation among expropriation of labor and cane cutters' compulsory schooling is scrutinized. Based on this research, it is possible to develop a connection between the process of expropriation of the worker, legislation and rural educational programs and sugarcane agro-industry, emphasizing the role of the state in favor of the capital, which reinforces the expropriation of the worker. Hence, it is noted that nowadays there is a continuance of the expropriation process, with proper update brought about from the current structural capital crisis, also the analysis of new directions on rural education laws, tying it to more specific economic projects than the first laws. The fact that the cane cutter is not historically benefited by policies is clearly seen, even less when it comes to rural education laws. At last, the continued search of new elements is a true need, and/or in other contexts, is strongly recommended, in order to support or deny these findings.
Palavras-chave: Expropriation of labor
Capital
Rural education laws
Cane cutters
Sugarcane
Expropriação do trabalho
Capital
Educação no campo
Cortador de cana
Agroindústria canavieira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Antonio César de Holanda. Expropriação do trabalho e escolarização do cortador de cana em Alagoas. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/321
Data do documento: 13-nov-2009
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