00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee3Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.creatorSantos, Patricia Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7104438207208211pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-11T13:57:36Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-11T13:57:36Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Patricia Maria dos. Um modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituais. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3206-
dc.description.abstractThis study focused on the study of the discipline of History with Science, aided by the technique of creation of Conceptual Maps and the Approach of Project Based Learning (PBL), which relies on the bases of constructivism, which understands that the individual learns better by practicing and interacting with the environment and with other individuals, where each one possesses his / her own knowledge in order to create restlessness and new learning among his / her peers. Therefore, the purpose of this study is to analyze if there was cognitive growth through an evaluation of the use of the PBL approach, in the content of History, in apprentices of a class of the 9th Year of the State School Professor José da Silveira Camerino in 2016. The study was developed through a qualitative research and case study where the results showed that there was the development of learning of the content of History studied by the learners, as well as their cognitive growth through the development of projects, the modeling of the acquired knowledge represented in the Conceptual maps. The research also demonstrated the benefits achieved through the use of the PBL approach in the development of apprenticeship learning through the creation of an Evaluation Model of Cognitive Learning of History teaching, which explains the steps taken during the development of learning the content of History by the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectHistória - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectComputational modelingpt_BR
dc.subjectProject-based learningpt_BR
dc.subjectHistory - Teaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituaispt_BR
dc.title.alternativeA model of evaluation of history learning based on conceptual projects and mapspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como foco pesquisar o estudo da disciplina de História com Ciência, auxiliada pela técnica de criação de Mapas Conceituais e da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL que se apoia nas bases do construtivismo, que entende que o indivíduo aprende melhor praticando e interagindo com o meio e com outros indivíduos, onde cada um possui seu próprio conhecimento de forma a surgir inquietações e novos aprendizados entre seus pares. Logo, a proposta do referido trabalho é analisar se houve crescimento cognitivo através de uma avaliação do uso da abordagem da PBL, no conteúdo de História, em aprendizes de uma turma do 9º Ano da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, em 2016. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso onde os resultados mostraram que houve o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de História estudado pelos aprendizes, bem como o crescimento cognitivo deles através do desenvolvimento de projetos, da modelagem do conhecimento adquirido representado nos mapas Conceituais. A pesquisa também comprovou os benefícios alcançados com o uso da abordagem de PBL no desenvolvimento da aprendizagem dos aprendizes, através da criação de um Modelo Avaliativo de Aprendizagem Cognitiva do ensino de História, que explicita as etapas realizadas durante o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo de História pelos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituais.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.