00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1LattesMELO, A. A. S.por
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.contributor.referee2Nascimento, Ester Fraga Vilas-bôas Carvalho do-
dc.contributor.referee2LattesNASCIMENTO, Ester F. Vilas-Bôas C. dopor
dc.creatorCosta, Maria José Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083685636500885por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:49Z-
dc.date.available2010-02-05-
dc.date.available2015-08-25T18:16:49Z-
dc.date.issued2009-02-13-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria José Alves. A inspeção escolar em Alagoas pós LDB no 9394/96: um instrumento de controle do Estado ou uma instância de avaliação?. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/319-
dc.description.abstractThe inspection as a tool of control has always existed in social activities and its various ventures. As achievement, the School Inspection born as a need also to the teaching Tuesday its control, initially exercised by the Church and, with the loss of the influence of religion on education, then power should be exercised by the state public. In the current context, as LDBEN No 9394/96, the function of regulatory and inspection is being the State Councils of Education within each system, a regulatory, responding from whom is positioned to Inspection is the problem of this research, that aims to understand their functions, size and through these practices and their contribution to training in Sydney with the quest to answer the aspirations of society. The theoretical contributions range from a conceptual approach, permeated by year assessment and planning, tools inherent in the inspection process in the regulatory practices of educational institutions in the development of public policies in education. These have direct involvement in educational practices and sedimentary triggered inside the institutions and inexorably in educational indicators reflect the state of Alagoas. The qualitative research was designed as a case study, with the participants, at random, inspectors of the State System of Higher Education and Alabama, using as instruments for collecting data on a semi-structured interviews, observation and documentary research and literature. Experience confirms and intensifies from LDBEN nº 9394/96, the work of inspection as an evaluative, but also the character of precípuo tool against the state, which takes as reference the standards expressed by senior regulator, the State Board of Education and pointing needs to better framework conditions for meeting the demands of the legal framework, management and teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInspection schooleng
dc.subjectEducation assessmenteng
dc.subjectEducation planningeng
dc.subjectInspeção escolarpor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducação Planejamentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inspeção escolar em Alagoas pós LDB no 9394/96: um instrumento de controle do Estado ou uma instância de avaliação?por
dc.title.alternativePreview school, in post Alagoas LDB nº 9394/96: an instrument control or a State board os assessment?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Inspeção enquanto instrumento de controle sempre existiu nas atividades sociais e nos diferentes empreendimentos da sociedade. Como consecução, a Inspeção Escolar nasce como uma necessidade também de o ensino ter o seu controle, inicialmente exercido por parte da Igreja e, com a perda da influência religiosa desta sobre o ensino, posteriormente vem ser exercido pelo poder público estatal. No atual contexto, conforme a LDBEN nº 9394/96, a função da Inspeção é avaliativa e sendo os Conselhos Estaduais de Educação no âmbito de cada sistema, uma instância normatizadora, responder a partir de quem se posiciona a Inspeção é o problema desta pesquisa, que objetiva compreender suas funções, dimensão e práticas e através destas, sua contribuição para a formação em Alagoas com a busca ao atendimento aos anseios da sociedade. As contribuições teóricas vão desde uma abordagem conceitual, perpassando pelo exercício da avaliação e do planejamento, ferramentas inerentes à Inspeção no processo avaliativo de práticas educativas institucionais, no desenvolvimento das políticas públicas da educação. Estas têm implicação direta nas práticas educativas desencadeadas e sedimentadas no interior das instituições e refletem inexoravelmente nos indicadores educacionais do Estado de Alagoas. A pesquisa qualitativa foi concebida na forma de estudo de caso, tendo como participantes, por amostragem, inspetores do Sistema Estadual de Ensino de Alagoas e, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, a observação e a pesquisa documental e bibliográfica. A experiência ratifica e intensifica a partir da LDBEN nº 9394/96, a atuação da Inspeção como instância avaliativa, mas também no caráter precípuo de instrumento de controle do Estado, que toma como referência as normas expressas pelo órgão superior, o Conselho Estadual de Educação, bem como aponta necessidades de melhores condições estruturais para atendimento às demandas do âmbito legal, de gestão e pedagógico.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.