00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Ser menino e ser menina: construção das Identidades de gênero em contexto de Educação Infantil
Autor(es): Oliveira, Ericka Marcelle Barbosa de
Primeiro Orientador: Haddad , Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Pedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho
Resumo: A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estudo investiga como o gênero, o ser menino e ser menina é vivido, significado e representado pelas crianças, quais conhecimentos, saberes e elementos sociais e culturais são atuantes nesse processo de construção do gênero e como as crianças usam o que sabem e aprendem sobre esses elementos nas interações e relações sociais que estabelecem com seus pares e com os adultos em contexto de educação infantil. Para tanto, a atenção é voltada para as crianças, trazendo-as como principais interlocutoras de investigação. O estudo, de abordagem qualitativa, apoia-se em metodologias interpretativas e foi realizado com treze crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, cinco meninos e oito meninas de uma turma de segundo período de uma instituição pública de educação infantil da cidade de Maceió/Alagoas. Para a realização da pesquisa foram utilizados quatro procedimentos de geração de dados, com a intenção de captar diferentes perspectivas das crianças, que incluíram: oficinas de brincadeiras “livres” e de temática induzida, realizadas em um ambiente estruturado com brinquedos a partir de áreas de interesses como casinha, brinquedos, beleza e fantasias, na brinquedoteca da instituição; oficina de conversas com as crianças sobre as brincadeiras realizadas; oficina de conversas partir de filme; oficina de conversas a partir de imagens. Para as oficinas de brincadeiras e de conversas, as crianças foram distribuídas em dois grupos mistos. Já na oficina de brincadeiras com temática induzida as crianças foram organizadas em dois grupos de gênero, só meninos e só meninas. Todas as sessões das oficinas (em número de dezenove) foram registradas por meio de câmera filmadora e de diário de campo, sendo posteriormente transcritas e analisadas. Os dados gerados foram apresentados por meio de episódios extraídos das diversas sessões de oficinas relativas aos quatro procedimentos metodológicos utilizados. As análises dos episódios recortados evidenciaram que os meninos e as meninas experimentam e atribuem significados ao gênero durante o brincar, em suas falas, gestos e movimentos, ações que revelam concepções e práticas sobre o masculino e o feminino reinterpretadas de realidades vivenciadas por elas em rotinas culturais mais amplas e que produzem efeitos na forma como se posicionam enquanto meninos e meninas e constroem suas identidades de gênero nas interações estabelecidas entre pares no contexto pesquisado.
Abstract: This research of master's degree was developed at the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Alagoas. The study investigates how the gender, to be a boy or a girl, is lived, what it means and how it represents, by the children. Which knowledge, knowing and social and cultural elements are active on this process of gender construction and how the children use what they know and learned about these elements in social interactions they establish with their pairs and the adults in an early childhood education context. Therefore, the attention is focused on children, bringing them as main talkers of the investigation. The study, ethnographic bias and qualitative approach, was done with thirteen children, at 4, 5 and 6 years old, five boys and eight girls in a class of second period of a public early childhood education institutions in the city of Maceió/Alagoas. For the research, four procedures were used for generating data, with the intention of capture different perspectives of the children, including: free play workshops and directed ones, performed in an environment full of fun from multiple areas of interest such as little houses, toys, beauty and fantasies, in the institution's playroom; conversation workshop with the children about the games conducted; conversation workshop about movies; conversation workshop about images. For the free play workshops and the conversation ones, the children were divided into two mixed groups. On the play workshop directed with induced theme, the children were divided by gender. All the workshops, (in a total of nineteen) were recorded by filming and a diary, being transcripted and analysed later. The database were presented through episodes drawn from the various workshops sessions on the four methodological procedures used. The analysis from the episodes showed that children experience and attribute meanings to the gender during the playing, the talking, gestures and movements. An action that reveals concepts and practices of male and female reinterpreted the realities experienced by them in broader cultural routines and it takes effect on the way they position themselves as boys and girls, building their gender identities in interactions established between pairs of the research context.
Palavras-chave: Educação infantil
Identidade de gênero
Identidade de gênero na educação
Reprodução interpretativa
Crianças – Pesquisa
Early Childhood Education
Gender Identity
Gender identity in eduction
Interpretative Reproduction
Children - Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Ericka Marcelle Barbosa de. Ser menino e ser menina: construção das Identidades de gênero em contexto de Educação Infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3196
Data do documento: 19-set-2015
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