00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1LattesOLIVEIRA, M. A. A.por
dc.contributor.referee1Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.contributor.referee2Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee2LattesMELO, A. A. S.por
dc.creatorSilva, Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654089930235492por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:49Z-
dc.date.available2010-02-02-
dc.date.available2015-08-25T18:16:49Z-
dc.date.issued2008-05-20-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Augusto Gomes Cavalcanti da. A diversidade cultural do nordeste brasileiro nos livros didáticos de geografia do ensino médio.. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/318-
dc.description.abstractThe subject theme this work is Northeast Brazilian s cultural diversity and the way how this subject theme would be had been broached in High school on Brazil, within discipline Geography, through books didactics. We know that Brazil is a country is compound of diverse culture, where each of the five regions have their own cultural diversity and which in interior this regions also to exist cultural diversity. The intention will be examine if when the geography s books didactics treat broach of the Northeast s cultural diversity, treat broach in the same way the PCNEM belives to have be broach and the implication this for northeast cultural identity s. This work research shows like the Northeast is analyses by EUSTÁQUIO, Sene de e MOREIRA, João Carlos on our didactics books GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. Ed. Scipione, 1998 and the book s VESENTINI, José Willian. GEOGRAFIA. SÉRIE BRASIL. ed. Ática, 2005. The research will be make of the qualitative boarding, where will be make a analysis of the content those didactics books, where this analysis will show like the Northeast Brazilian s diversity is boarding those books.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectBooks didacticseng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectGeografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA diversidade cultural do nordeste brasileiro nos livros didáticos de geografia do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema deste trabaho é a diversidade cultural do Nordeste brasileiro, como esse tema tem sido tratado no ensino médio do país na disciplina Geografia, através dos livros didáticos. Sabemos que o Brasil é um país composto por diversas culturas, onde cada uma das cinco regiões tem suas próprias características culturais e que no interior dessas regiões também existem diversas culturas. A intensão será averiguar se, quando os livros didáticos de geografia tratam da diversidade cultural do Nordeste, tratam da forma como os PCNEM dizem que é para ser tratado e as implicações disto para a identidade cultural nordestina. Neste trabalho mostraremos como o Nordeste é visto pelos livros didáticos de Eustáquio SENE de. E MOREIRA, João Carlos. GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. Ed. Scipione. 1998 e o livro de VESENTINI, José Willian. Geografia: Série Brasil. Ed. Ática. 2005. A pesquisa será feita em uma abordagem qualitativa, onde faremos uma análise de conteúdo desses livros didáticos, que são os mais utlizados nas escolas públicas e privadas, aonde essa análise mostrará como a diversidade do Nordeste brasileiro é abordado nesses livros.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A diversidade cultural do nordeste brasileiro nos livros didáticos de geografia do ensino médio.pdf510.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.