00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3180
Tipo: Dissertação
Título: Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola
Título(s) alternativo(s): Cellular and students: use of the móbile divice inside the school
Autor(es): Gomes, Maria Gisélia da Silva
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Bottentuit Junior, João Batista
Resumo: Este estudo tem o propósito de analisar o uso didático do dispositivo móvel celular dentro da escola. Teve como objetivo geral investigar o uso do celular pelos alunos dentro da escola e identificar quais atividades pedagógicas podem ser realizadas a partir da visão dos alunos e professores. E os objetivos específicos: investigar como o celular, enquanto dispositivo móvel está sendo utilizado pelos alunos na escola de Ensino Fundamental Dom Avelar Brandão Vilela, no município de Teotônio Vilela AL; identificar quais atividades educativas os celulares podem oferecer na visão dos alunos no processo ensino-aprendizagem, a fim de mapear um perfil de utilização do aparelho durante as aulas; analisar a opinião dos alunos e professores acerca do uso do celular, durante as atividades educativas. A discussão do uso ou não do celular em sala de aula incentivou uma análise quanto à utilização que os alunos fazem do celular dentro do contexto escolar, tendo como ponto de partida o questionamento: a utilização do celular pelos alunos contribui para o processo ensino aprendizagem? A metodologia utilizou o estudo de caso com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 125 alunos, 25 professores e 3 coordenadores. A metodologia utilizou dois instrumentos para coleta de dados: a observação e os questionários respondidos pelos alunos, professores e coordenadores. Os resultados indicam as possibilidades reais de uso didático do celular em sala de aula. Foi constatado que os alunos e professores, utilizam o celular em atividades didáticas como recurso metodológico. Observou-se que o telefone celular pode ser considerado muito além de um aparelho para entretenimento e diversão, pois utilizado pedagogicamente pode ser um instrumento relevante no processo educativo.
Abstract: This study has the purpose of analyzing the didactic use of the mobile cellular evice within the school. The general objective was to investigate the use of the cell phone by the students inside the school and to identify what pedagogical activities can be carried out from the view of the students and teachers. And the specific objectives: to investigate how the mobile phone, as a mobile device, is being used by the students at the Elementary School Dom Avelar Brandão Vilela, in the municipality of Teotônio Vilela AL; to identify what educational activities the cell phones can offer in the view of the students in the teaching-learning process, in order to map a profile of the use of the device during classes; analyze the opinion of students and teachers about the use of the cell phone during educational activities. The discussion of the use of the cell phone in the classroom stimulated an analysis of the students' use of the cell phone within the school context, starting with the questioning: does the use of the cell phone by the students contribute to the process of teaching learning? The methodology used the case study with a qualitative approach, with the participation of 125 students, 25 teachers and 3 coordinators. The methodology used two instruments for data collection: observation and questionnaires answered by students, teachers and coordinators. The results indicate the real possibilities of didactic use of the cell phone in the classroom. It was found that students and teachers use the cellular in didactic activities as a methodological resource. It was observed that the cellular telephone can be considered much more than an apparatus for entertainment and fun, since used pedagogically can be a relevant instrument in the educational process.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Celular
Ensino fundamental
Estudantes
Educação móvel
Cell phone
Student
Mobile education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Maria Gisélia da Silva. Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3180
Data do documento: 18-abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola.pdfCelular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.