00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee1Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641por
dc.contributor.referee2Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005por
dc.creatorNeves, Yára Pereira da Costa e Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379207800285906por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:48Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.available2015-08-25T18:16:48Z-
dc.date.issued2006-05-25-
dc.identifier.citationNEVES, Yára Pereira da Costa e Silva. Evasão nos cursos a distância: curso de extensão TV na Escola e os desafios de hoje. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/315-
dc.description.abstractThe distance Education in the teacher s formation and the introduction of the technology of information and communication is the educative innovator example in the global world. That research about the run away of the course in school and the nowadays challenges is characterized as the distance formation destined to the teachers, coordinators and directors of public schools of the world s public net, with the objective of favour the necessary base to the Technologies of Information and Communication utilization, in Special TV and video. This work had as aim to investigate the causes that took the frequenter teacher to run away from the course, once in Alagoas as the other states, there were a meaningful number of ran away. We look for area s references and subsidies to increase the quality of EAD, especially the extension course of TV in school and nowadays challenges. The utilized methodology was the study of a case, based in many sources of evidences, as documentation, consultations, interviews and questionnaires to the data collecting. The realized research involved the bibliographical data research, data collecting, to compute and data analysis. The obtained results demonstrate that the causes of the run away is related with the personal origin problems, substructure problems and problems with the pedagogic support, being the timeless for the activities excess the principal factor of the run away, taking us to rethink about the existence of the social structures that place between the education and the whole society. The research identified the causes of the run away is the context of the EAD, contributing as source of the informative knowledge that allow the decisions made and joined to the futures editions of the course offered to the teachers in work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSchool TVeng
dc.subjectDistance courses run awayeng
dc.subjectPedagogic practiceeng
dc.subjectTeacher´s formingeng
dc.subjectTV Escolapor
dc.subjectEvasão nos cursos a distânciapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEvasão nos cursos a distância: curso de extensão TV na Escola e os desafios de hojepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Educação a distância (EAD) na formação de professores faz parte de um modelo educativo inovador no mundo globalizado. Esta pesquisa sobre evasão nos cursos a distância enfoca o Curso de Extensão TV na Escola e os Desafios de Hoje, destinado a capacitação de professores, coordenadores e gestores de escolas públicas de Ensino Médio e Fundamental da rede pública do país, com o objetivo de favorecer o embasamento necessário para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial TV e vídeo. Este trabalho teve como objetivo investigar as causas que levaram o professor-cursista a se evadir do curso, uma vez que em Alagoas, como nos demais estados, houve um número significativo de evadidos. Buscamos referenciais na área, e subsídios para aumentar a qualidade da EAD, especialmente do Curso de Extensão TV na Escola e os Desafios de Hoje. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, baseando-se em várias fontes de evidências, como documentação, consultas, entrevistas e questionários para coleta dos dados. A pesquisa envolveu levantamento de dados bibliográficos, coleta de dados, tabulação, análise dos dados. Os resultados demonstram que as causas da evasão estão relacionadas com problemas de origem pessoal, problemas de infra-estrutura e problemas com o suporte pedagógico, sendo falta de tempo por excesso de atividades os fatores principais da evasão, levando-nos a um repensar sobre a existência das estruturas sociais que permeiam a educação e a sociedade como um todo. A pesquisa identificou as causas da evasão no contexto de EAD, de modo a contribuir como fonte de conhecimento informativo que permitam tomadas de decisões acertadas junto às futuras edições dos cursos ofertados aos professores em serviço.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evasão nos cursos a distância: curso de extensão TV na Escola e os desafios de hoje.pdf411.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.