00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em física: reflexões e possibilidades de um ambiente educacional interativo
Autor(es): Silva, Jenekésia Lins da
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: Este trabalho investiga a utilização de um aplicativo (app) em aulas de Física numa Escola Estadual no município de Matriz de Camaragibe, o qual propicia ao aluno um ambiente para socialização do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem móvel. Procuramos responder o seguinte questionamento: Como as tecnologias móveis (TM) podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem em Física, na perspectiva do mobile learning (m-learning) no intuito de promover interação entre professor e aluno? O objetivo geral desta pesquisa foi refletir sobre o uso das TM no ensino de Física na perspectiva do m-learning de modo a promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno, e como objetivos específicos foram, identificar as possibilidades do app para os processos de ensino e de aprendizagem em Física, refletir sobre a importância das TM para o ensino de Física, desenvolver um ambiente educacional interativo a partir do app, propor atividades que incitem aos alunos e professores a mobilizarem seus conhecimentos e promover a socialização além da sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se os estudos de Coll e Monereo (2010), Saccol (2011), Moran (2013), Silva (2010), Kenski (2013), Vygostky (1998), Freire (1996). A pesquisa foi desenvolvida por um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas para professores e alunos. Os sujeitos envolvidos foram cinco professores de Física que desejam inovar suas práticas e trinta alunos do ensino médio que serão submetidos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que tenham celulares ou tablet que suporte o app. Os sujeitos envolvidos apresentaram os resultados a partir das dificuldades em utilizar o app em sala de aula, inserção das TM em aulas de Física, utilização do app na prática docente, reflexões e possibilidades do uso do app para o processo de ensino e de aprendizagem. Assim, reconhecemos que o uso do app traz contribuições para uma formação de aprendizagem, através da construção do conhecimento do conhecimento de maneira colaborativa e interativa. Uma vez que o wifi é limitado, contudo reconhecem que este aplicativo abrem caminhos para a disseminação do conhecimento a partir de pesquisas, vídeos interativos, textos e exercícios de maneira atrativa e dinâmica. O desejo do professor em inserir o app em aulas de Física se sobrepõe em querer despertar no aluno o interesse pela disciplina de forma autônoma e atrativa.
Abstract: This work investigates the use of an application (app) in Physics classes at a State School in the municipality of Matriz de Camaragibe, which provides the student with an environment for socialization of knowledge in the perspective of mobile learning. We try to answer the following question: How can mobile technologies (TM) contribute to the teaching and learning processes in Physics, from the perspective of mobile learning (m-learning) in order to promote interaction between teacher and student? The general objective of this research was to reflect on the use of TM in Physics teaching in the perspective of m-learning in order to promote the socialization of knowledge between teacher and student, and as specific objectives were to identify the possibilities of the app for the processes of teaching and learning in physics, reflecting on the importance of TM for physics teaching, developing an interactive educational environment from the app, proposing activities that encourage students and teachers to mobilize their knowledge and promote socialization beyond the classroom. In order to reach the proposed objectives, we used the studies of Coll and Monereo (2010), Saccol (2011), Moran (2013), Silva (2010), Kenski (2013), Vygostky (1998) and Freire (1996). The research was developed by an exploratory study, in a qualitative approach. Data were collected through interviews for teachers and students. The subjects involved were five Physics teachers who wish to innovate their practices and thirty high school students who will be submitted to the National High School Examination (ENEM) and who have cell phones or tablets that support the app. The subjects involved presented the results from from the difficulties in using the app in the classroom, insertion of the TM in classes of Physics, use of the app in the teaching practice, reflections and possibilities of the use of the app for the process of teaching and learning. Thus, we recognize that the use of the app brings contributions to a learning formation, through the construction of knowledge knowledge in a collaborative and interactive way. Since WiFi is limited, however, they recognize that this application opens the way for the dissemination of knowledge from interactive research, interactive videos, texts and exercises in an attractive and dynamic way. The desire of the teacher to insert the app in classes of Physics overlaps in wanting to arouse in the student the interest in the discipline in an autonomous and attractive way.
Palavras-chave: Física – Ensino
Tecnologias móveis
Prática docente
Physics - Teaching
Teaching Practice
Mobile Technologies
M-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Jenekésia Lins da. Tecnologias móveis nos processos de ensino e de aprendizagem em física: reflexões e possibilidades de um ambiente educacional interativo. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3141
Data do documento: 6-mar-2018
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