00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee1Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.referee1LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.contributor.referee2Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.creatorSantos, Ana Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282596415262796por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:47Z-
dc.date.available2009-12-28-
dc.date.available2015-08-25T18:16:47Z-
dc.date.issued2008-10-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Maria dos. O discurso construtivista como norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/310-
dc.description.abstractThe current paper analyzes the constructivist discourse as the guideline on quality of the learning and teaching process. We start from the acknowledgement that constructivism has not arisen in educational view as a secondary element, but as central factor in educational policies implemented in the 1990s. The constructivist ideary is seen as impregnated with a negative perspective of teaching work, once it is shown as a novelty in education by resuming the principles of Escola Nova , which focuses learning and teaching process on the learner and the teacher is a mere mediator in this process. The theoretical and methodological foundation of this investigation is the Discourse Analysis of French trend, whose core concepts are the ideology and discourse. In this viewpoint, discourse is seen as process, as movement of meanings, which dialogues with other discourses. The linguistic materiality of our corpus is constituted by some discursive sequences taken from printed material devised for continuous formation of teachers in Brazil PROFA and Pró-Letramento through partnership between the Ministry of Education and town halls. From our analysis, we conclude that the official discourse insists on establishing a close relation between the constructivist practice and the quality education, thus using seduction and alienating strategies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstructivismeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectQuality educationeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEducação de qualidadepor
dc.subjectDiscursopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO discurso construtivista como norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagempor
dc.title.alternativeThe constructivism discourse as the guideline on quality of the learning and teaching process.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente trabalho analisamos o discurso construtivista como norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Partimos do entendimento de que o construtivismo não surge no cenário educacional como elemento secundário, mas como elemento central da política educacional implantada a partir dos anos de 1990. Concebemos o ideário construtivista como impregnado de uma visão negativa sobre o trabalho docente, pois ao se apresentar como o novo em educação, retoma alguns postulados da Escola Nova, centrando o processo de ensino e aprendizagem no aluno e considerando o professor como um simples mediador desse processo. Utilizamos como base teórico-metodológica de nossa investigação a Análise do Discurso de Linha Francesa, cujos conceitos nucleares são ideologia e discurso. Nessa perspectiva, entendemos Discurso como processo, como movimento de sentidos, o qual dialoga com outros discursos. Nosso corpus de análise se constituiu, em sua materialidade lingüística, por algumas seqüências discursivas extraídas de materiais impressos, destinados à formação continuada de professores de todo o Brasil PROFA e Pró-Letramento por meio de parcerias entre o Ministério da Educação e Prefeituras. Depreendemos, a partir de nossa análise, que o discurso oficial insiste em estabelecer uma estreita relação entre a prática construtivista e a educação de qualidade, utilizando, para isso, estratégias de sedução e de alienação.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso construtivista como norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.pdf402.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.