00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3023
Tipo: Dissertação
Título: O papel do estágio curricular obrigatório no desenvolvimento de competências gerenciais do acadêmico de enfermagem na atenção básica
Título(s) alternativo(s): The role of compulsory curricular internship in the development of nursing student in basic health care managerial competencies
Autor(es): Miyazawa, Ana Paula
Primeiro Orientador: Tomaz, Jerzuí Mendes Torres
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee1: Vilas Boas, Lincoln Braga
Resumo: O estágio curricular do Curso de Graduação em Enfermagem pode ser considerado como uma fase da formação acadêmica cujo objetivo se baseia em oportunizar aos estudantes, a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio do planejamento e implementação de uma prática assistencial de enfermagem construída no ambiente de trabalho, propiciando espaços coletivos nos quais não se realizam apenas atividades práticas, mas também relações humanas em um constante aprender a aprender. Neste contexto, este trabalho de pesquisa surgiu a partir da necessidade de se compreender a percepção dos estudantes do Curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior sobre as competências gerenciais desenvolvidas no estágio curricular, de forma a potencializar a capacidade de mobilizar múltiplos saberes, como saber agir, saber aprender, engajar-se, responsabilizar-se e ter visão estratégica. Os resultados da pesquisa evidenciaram a potencialidade do estágio curricular do Curso de Enfermagem no desenvolvimento de competências gerenciais necessárias à atuação do enfermeiro na Atenção Básica. Ao se deparar com acontecimentos reais, o estagiário é impulsionado a refletir sobre as diferentes situações que se apresentam no contexto do trabalho em saúde, conduzindo-o a planejar suas ações para, apenas posteriormente, implementá-las. Por outro lado, observa-se a necessidade de se fortalecer a capacidade reflexiva dos estagiários de forma a propiciar o melhor planejamento das ações de saúde e do processo decisório, visando à responsabilização política e social diante da comunidade assistida. Frente a este desafio, foi elaborado um caderno de apoio para professores, preceptores e profissionais enfermeiros que acompanham estudantes em estágio curricular obrigatório com o intuito de viabilizar o desenvolvimento de atividades a serem realizadas durante o estágio curricular do Curso de Enfermagem, estimulando a capacidade reflexiva a partir de discussões originadas de situações vivenciadas no cotidiano das Unidades de Saúde nas quais se realizam os estágios. Embora não tenha sido objeto deste estudo, seus resultados reforçam a preocupação com o distanciamento existente entre as instituições de ensino superior e os gestores e profissionais dos serviços de saúde em que se realizam os estágios curriculares, o que reflete negativamente na formação acadêmica dos profissionais de saúde e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada.
Abstract: The curricular internship of the undergraduate nursing major can be considered a phase of academic training that aims to consolidate the knowledge acquired throughout the courses. Students plan and implement a nursing care practice built in the work environment, and are provided with collective spaces in which not only practical activities are performed, but also human relations in a constant learning to learn. In this context, this research intends to understand the perception of undergraduate nursing students of a higher education private institution on the managerial skills developed in curricular stage to enhance the capacity to mobilize multiple knowledge, such as knowing how to act, learn, engage, take responsibility, and have a strategic vision. In this descriptive study with a qualitative approach, we used semi structured interviews with guiding questions to collect data. The sample set consists of 19 students interviewed (89.4% women) aged between 22 and 42 years. A thematic analysis was performed, which enabled us to organize the information in 7 Registration Units - UR. The results evidenced the potential of the curricular stage in the development of managerial competencies necessary for the nurse's role in primary care. When faced with real events, trainees are encouraged to reflect on the different situations that arise in the context of health work, leading them to plan their actions and only later implement them. On the other hand, there is a need to strengthen the reflective capacity of trainees to provide better planning of health actions and decision-making processes, aiming at political and social accountability to the assisted community. Faced with this challenge, a support notebook was prepared for professors, preceptors and professional nurses who accompany students in compulsory curricular internship. Our aim was to enable the development of activities to be carried out during the internship, stimulating the trainees’ reflexive capacity through discussion of situations experienced in the daily life of Health Units. Our results reinforce the concern about the distance among higher education institutions, health service managers, and professionals in the curricular stages, which reflects negatively on the academic training of health professionals, health and, consequently, the quality of care provided.
Palavras-chave: Enfermagem – Estágio clínico
Atenção primária à saúde
Formação profissional
Professional Competence
Clinical Internship
Nursing - Clinical stage
Primary Health Care
Support Notebook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: MIYAZAWA, Ana Paula. O papel do estágio curricular obrigatório no desenvolvimento de competências gerenciais do acadêmico de enfermagem na atenção básica. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3023
Data do documento: 4-out-2017
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