00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/302
Tipo: Dissertação
Título: Reflexos da formação continuada do curso TV na escola e os desafios de hoje nas práticas pedagógicas dos professores cursistas
Título(s) alternativo(s): Reflections of continuing education course in school TV and today's challenges in teaching the teachers' course
Autor(es): Gomes, Maria Amábia Viana
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Kullok, Maísa Gomes Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Resumo: O estudo investigou o curso TV na Escola e os Desafios de Hoje oferecido nacionalmente aos professores da rede pública de ensino, através da SEED/MEC e Unirede, a fim de qualificar os docentes nas tecnologias de linguagens audiovisuais, por meio da utilização da televisão e do vídeo como ferramentas pedagógicas inseridas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa partiu de um estudo de caso sobre o curso na prática pedagógica dos professores participantes e analisou os reflexos do processo dessa formação. Inicialmente foram selecionados 33 professores que fizeram parte do curso, entretanto, no decorrer da investigação, constatou-se que alguns desses não exploravam as tecnologias. A amostragem privilegiou três professoras do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, Ensino Médio e de uma escola com sistema de ciclos. Elas cursaram entre a 1ª e 4ª edição as quais incorporaram as tecnologias audiovisuais na prática pedagógica. Tiveram participação duas coordenadoras pedagógicas e o coordenador do curso pela UFAL. Os instrumentos da coleta de dados envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada através de observações, aplicação de questionários, entrevistas em que se registrou e marcou a fala das professoras sobre sua prática pedagógica. Os resultados do estudo demonstraram que a consciência do inacabamento fomenta a abertura às mudanças e o professor nessa condição busca inovar-se, incorporar as tecnologias na sala de aula de forma crítica, como ferramenta pedagógica. Revelam também a necessidade de implementação de políticas que valorizem a carreira do professor, garantindo-lhe salários dignos, condições de trabalho e tempo para formação continuada em sua jornada de trabalho.
Abstract: The study investigated the course TV na Escola e os Desafios de Hoje offered nationally to the teachers of the public teaching, through SEED/MEC and Unirede, in order to characterize the teachers in the technologies of audiovisual languages, by means of the use of the television and the video as pedagogical tools inserted in the teaching/learning process. The research emerged from a case study on the course on the pedagogical practice of the teachers who had participated in the course and analyzed the consequences of this formation process. Initially 33 teachers who participated in the course were selected, however, during the investigation, it was testified that some of these teachers did not explore the technologies. The sampling privileged three female teachers of the Elementary Teaching from 5th to 8th grades, High School and and of a school with cycle system. They had attended the course from the 1st to the 4th editions and incorporated the audiovisual technologies on the pedagogical practice. Two pedagogical coordinators and the coordinator of the course for UFAL also participated in. Data collection instruments had involved bibliographical, documentary and field research in which observations and questionnaries application were carried out, as well as interviews in which the female teachers speech regarding their pedagogical practice were registered and marked. Results on the study demonstrated that the conscience of the unfinished foments the opening to the changes and the teacher, in this sense, searches to innovate, to incorporate the technologies in the classroom on a critical way, as a pedagogical tool. They also disclose the necessity of implementation of politics that value the teachers career, guaranteeing to them fair salaries, conditions of work and time to the continued formation in their working journey.
Palavras-chave: Long distance education
Teacher s formation
TIC
Pedagogical practice
TV School
Educação à distância
Formação de professor
TIC
Prática pedagógica
TV na escola
Desafios de hoje
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Maria Amábia Viana. Reflexos da formação continuada do curso TV na escola e os desafios de hoje nas práticas pedagógicas dos professores cursistas. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/302
Data do documento: 12-nov-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.