00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3014
Tipo: Dissertação
Título: As marcas do higienismo de Arthur Ramos na Escola Nova e no currículo nos anos 1920 – 1940 em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Las marcas del higienismo de Arthur en la Escuela Nueva y en el currículo en los años 1920 – 1940 en Alagoas
Autor(es): Santos, Fernanda Lays da Silva
Primeiro Orientador: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
metadata.dc.contributor.referee3: Mesquita, Marcos Ribeiro
Resumo: Os anos 1920 a 1940 foram palco de debates e embates efervescentes na educação brasileira em razão de transformações sociais, políticas, econômicas ocorridas no país e no mundo. Investigar a História da Educação, do currículo e Higienismo, tornou-se necessário para compreender a visão de homem e sociedade que permeava a formação infantil e de professores na época e sua repercussão na atualidade. Como objeto de estudo, temos a Escola Nova, currículo escolar e o higienismo de Arthur Ramos por entender que esses forneceram indícios que vão além de teorias educacionais. Assim, busca-se responder à seguinte problemática: “Qual a influência de Arthur Ramos na construção do currículo escolanovista em Alagoas entre os anos de 1920-1940?” Tendo em vista que Arthur Ramos esteve envolvido no movimento higienista e tinha aproximação com o escolanovista Anísio Teixeira ao ser convidado para atuar no Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM). Segundo Cardoso (2017) e Martins (2014), houve vestígios da reforma educacional e do higienismo em Alagoas, no entanto, não há estudos sobre Arthur Ramos e o currículo da Escola Nova no estado. Tivemos como objetivo principal: analisar a proposta da Higiene Mental na Escola Nova por meio da vida profissional, obras do intelectual Arthur Ramos e documentos que circularam em Alagoas e sua influência para a formação do currículo alagoano nos anos 1920 a 1940. Como objetivos específicos: investigar a influência da Higiene Mental sobre o Currículo da Escola Nova; analisar o lugar do higienismo na história do currículo e sua repercussão em Alagoas; problematizar a imposição cultural por meio do currículo para o progresso do Estado e Sociedade no referido período, identificando as relações de poder. Na metodologia, utilizam-se fontes históricas tais como decretos educacionais (1925-1930), Revista de Ensino (1930), Jornal de Alagoas (1939), Craveiro Costa (1930), obras como A criança problema e Saúde do espírito: higiene mental de Arthur Ramos (1939). Para a discussão, nos apoiamos em Michel Foucault (1985, 1994,) nas categorias de análise: relações de poder, biopolítica e governamentalidade, além de Tomaz Tadeu Silva (2010) sobre as teorias curriculares; Popkewitz (2001, 2008) para se pensar a História do Currículo; Boarini (2011), Caponi (2012), entre outros, para refletir sobre o higienismo, civilização e barbárie. No campo da historiografia, utiliza-se a perspectiva da Escola dos Analles, a Nova História Cultural, por compreender que é função do historiador pesquisar e recuperar histórias e personagens tidos como invisíveis. Desse modo, esta é uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico. Constata-se que Arthur Ramos influenciou no constructo do currículo escolanovista por meio de aproximação com Anísio Teixeira em sua atuação no Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental, a divulgação de propostas pedagógicas com ideais escolanovistas identificadas nas obras Acriança problema e Saúde do espírito. No âmbito alagoano, verificou-se nas fontes documentais e bibliográficas a influência do intelectual sobre o currículo escolanovista no estado. Higienismo e Escola Nova foram marcas de uma época pautada no anseio pela modernidade europeia, em que educar tornou-se sinônimo de civilizar.
Abstract: Los años 1920 a 1940 fueron escenario de debates y embates efervescentes en la educación brasileña en razón de las transformaciones sociales, políticas, económicas ocurridas en el país y en el mundo. La investigación de la Historia de la Educación, del currículo e Higienismo, se hizo necesario para comprender la visión de hombre y sociedad que permeaba la formación infantil y de profesores en la época y su repercusión en la actualidad. Como objeto de estudio tenemos la Escuela Nova, currículo escolar y el higienismo de Arthur Ramos por entender que estos proporcionaron indicios que van más allá de teorías educativas. Así, se busca responder a la siguiente problemática: "¿Cuál es la influencia de Arthur Ramos en la construcción del currículum escolar en Alagoas entre los años 1920-1940?" Teniendo en vista que Arthur Ramos estuvo involucrado en el movimiento higienista y tenía aproximación con el escolanovista Anísio Teixeira al ser invitado para actuar en el Servicio de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM). Según Cardoso (2017) y Martins (2014), hubo vestigios de la reforma educativa y del higienismo en Alagoas, sin embargo, no hay estudios sobre Arthur Ramos y el currículo de la Escuela Nueva en el estado. En la década de los años 1920 a 1940, en el marco de la vida profesional, obras del intelectual Arthur Ramos y documentos que circularon en Alagoas y su influencia en la formación del currículo alagoano en los años 1920 a 1940. Como objetivos específicos: investigar la influencia de la Higiene Mental sobre el del Currículo de la Escuela Nueva; analizar el lugar del higienismo en la historia del currículo y su repercusión en Alagoas; problematizar la imposición cultural a través del currículo para el progreso del Estado y Sociedad en dicho período, identificando las relaciones de poder. En la metodología, se utilizan fuentes históricas tales como decretos educativos (1925-1930), Revista de Enseñanza (1930), Diario de Alagoas (1939), Craveiro Costa (1930), obras como El niño problema y Salud del espíritu: la higiene mental de Arthur Ramos (1939). Para la discusión, nos apoyamos en Michel Foucault (1985, 1994) en las categorías de análisis: relaciones de poder, biopolítica y gubernamentalidad, además de Tomaz Tadeu Silva (2010) sobre las teorías curriculares; Popkewitz (2001, 2008) para pensar la Historia del Currículo; Boarini (2011), Caponi (2012), entre otros, para reflexionar sobre el higienismo, la civilización y la barbarie. En el campo de la historiografía, se utiliza la perspectiva de la Escuela de los Analles, la Nueva Historia Cultural, por comprender que es función del historiador investigar y recuperar historias y personajes tenidos como invisibles. De este modo, esta es una investigación de carácter documental y bibliográfico. Se constata que Arthur Ramos contribuyó en el constructo del currículo escolanovista por medio de acercamiento con Anísio Teixeira por su actuación en el Servicio de Ortofrenia e Higiene Mental, la divulgación de propuestas pedagógicas con ideales escolanovistas identificadas en las obras El niño problema y Salud del espíritu. En el ámbito alagoano, se verificó en las fuentes documentales y bibliográficas analizadas la articulación del intelectual con el currículo escolanovista en el estado. El higienismo y la escuela nueva fueron marcas de una época pautada en el anhelo por la modernidad europea, en que educar se convirtió en sinónimo de civilizar.
Palavras-chave: Ramos, Arthur, 1903-1949
Higienismo
Educação – Alagoas
Escola nova
Educação – História,1920-1940
Educación - Alagoas
Escuela Nueva
Educación - Historia - 1920-1940
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Fernanda Lays da Silva. As marcas do higienismo de Arthur Ramos na escola nova e no currículo nos anos 1920 – 1940 em Alagoas. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3014
Data do documento: 26-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As marcas do higienismo de Arthur Ramos na escola nova e no currículo nos anos 1920 – 1940 em Alagoas.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.