00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243836316721979pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Izabel de Fátima de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729810566472220pt_BR
dc.creatorOliveira Neto, Pedro Fortunato de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987056881893401pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T13:21:20Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-18T13:21:20Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.citationFORTUNATO, Pedro. Representações utópicas e distópicas na trilogia Maddaddam, de Margaret Atwood. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2988-
dc.description.abstractFrom the perspectives of the utopian studies, this thesis presents an analysis of the representations of the concepts of utopia and dystopia in the MaddAddam trilogy, composed by the novels Oryx and Crake (2003), The Year of the Flood (2009), and MaddAddam (2013), by Canadian writer Margaret Atwood. Through the analysis, I propose that the Maddaddam trilogy presents a dystopia with utopian possibilities, which contain, within themselves, dystopic features, so that the trilogy can be read as a literary example of the intimate connection between utopia and dystopia, two concepts that can be understood as correlated instead of binary oppositions. This conclusion is close to the theorizations of several researchers and critics who have argued for a less dualistic and more correlative view of these two seemingly opposing ideas (VIEIRA, 2013), an idea also advocated by Margaret Atwood who, by coining the term “ustopia” (ATWOOD, 2011) – an amalgam of the words utopia and dystopia – argues that the two concepts are closely related. Thus, utopia and dystopia are represented in the work in intertwined ways, similarly to the well-known yin yang symbol, used by Atwood herself to explain the creation of her term ustopia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtwood, Margaret Eleanor, 1939- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMaddaddampt_BR
dc.subjectDistopias na literaturapt_BR
dc.subjectUtopias na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectAtwood, Margaret - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectDystopias in literaturept_BR
dc.subjectUtopias in literaturept_BR
dc.subjectContemporary literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRepresentações utópicas e distópicas na trilogia Maddaddam, de Margaret Atwoodpt_BR
dc.title.alternativeUtopian and dystopian representations in Margaret Atwood’spt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoSob a perspectiva dos estudos críticos da utopia, nesta dissertação é apresentada uma análise das representações dos conceitos de utopia e distopia na trilogia MaddAddam, composta pelos romances Oryx and Crake [Oryx e Crake] (2003), The Year of the Flood [O Ano do Dilúvio] (2009), e MaddAddam (2013), da escritora canadense Margaret Atwood. Através da análise, é proposto que a trilogia Maddaddam apresenta uma distopia com possibilidades utópicas, que em si encerram características também distópicas, de modo que a trilogia pode ser lida como um exemplo literário da íntima ligação entre utopia e distopia, conceitos que podem ser compreendidos como correlatos ao invés de como oposições binárias. Tal conclusão aproxima-se das teorizações de diversos/as pesquisadores/as e críticos/as que têm argumentado em prol de uma visão menos dualista e mais correlativa entre essas duas ideias aparentemente opostas (VIEIRA, 2013), ideia também defendida por Margaret Atwood que, ao cunhar o termo “ustopia” (ATWOOD, 2011) – uma amálgama das palavras utopia e distopia – defende que os dois conceitos estão intimamente ligados. Assim, a utopia e a distopia são representadas na obra de maneiras entrelaçadas, de modo similar ao conhecido símbolo do yin yang, citado pela própria Atwood para explicar a criação de seu termo ustopia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações utópicas e distópicas na trilogia Maddaddam, de Margaret Atwood.pdf998.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.