00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Avaliações em larga escala e o novo gerencialismo na educação: atuação do gestor educacional em Alagoas
Título(s) alternativo(s): Evaluations in large scale and a new managerialism in the education: the performance of the education's manager in Alagoas
Autor(es): Vieira, Izabella da Silva
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Gobbo, Giovanna Del
metadata.dc.contributor.referee4: Limeira, Ana Cristina Santos
Resumo: Esta tese de doutorado tem como problema de pesquisa investigar de que forma os atuais gestores educacionais regionais percebem as políticas de mensuração de desempenho escolar em busca de melhores resultados, tais como a Prova Brasil e o IDEB, e como isso influencia sua atuação junto à comunidade escolar no Estado de Alagoas, a partir do conceito de governamentalidade de Foucault. Tem como objetivo compreender como os gestores educacionais avaliam a importância das avaliações em larga escala sobre a sua própria atuação e a comunidade escolar. Esse objetivo se desdobra em três específicos, que são: analisar como o Estado de Alagoas tem incorporado e respondido à utilização do Ideb como regulador de novas políticas para a melhoria da qualidade da educação no estado; compreender de que forma essas políticas de avaliação de caráter neoliberal influenciam os discursos dos gestores regionais sobre a importância de seu trabalho junto à comunidade escolar; Avaliar como os novos gestores regionais percebem as expectativas de elevar os índices das escolas sob sua responsabilidade e as possibilidades de efetivá-las no contexto alagoano; A pesquisa é de cunho qualitativo e a ferramenta metodológica adotada é a Análise do Discurso na perspectiva Foucaultiana. Este trabalho pretende levantar algumas considerações a respeito dos discursos que compreendem a gestão e a mensuração de resultados, para isso foram entrevistados os Gerentes Regionais de Educação da Rede Estadual de Alagoas, que em 2015 foram selecionados para ocupar o cargo baseado no desempenho de suas escolas enquanto eram gestores no IDEB de 2014.
Abstract: This doctorate degree thesis have as research problem, investigate how the regional current managers of education understand the school performance mensuration policies in search of better results, such as the " Prova Brasil" and the "IDEB" and how does it influence its actuation with the school community in Alagoas state, starting for Foucault’s governmentality concept. It has with objective to understand how the managers of education evaluate the importance of the evaluations in large scale about your own work and the school community. This objective multiplies in three specific, they are: to analyze how the Alagoas state have been incorporated and responded the utilization of IDEB with regulator of new policies for to improve the quality of education in the state; Understand how these policies of neoliberal character influence the regional managers speech about the importance of their job with the school community; to Evaluate how the new regional managers see the expectations to raise the school indices under their responsibility and the possibilities of effect it in the Alagoas context; the research is qualitative and the methodological tool adopted is the discourse analysis in Foucault's perspective. This work and the mensuration of results, for this were interview the regional managers of education that work in his work intends to approach some considerations about the discourses that embrace the Alagoas's state network that in 2015 were selected for occupy the post based in their schools performance while they were managers in "IDEB" of 2014.
Palavras-chave: Educação e Estado
Políticas públicas em educação
Gestão educacional - Alagoas
Govenamentalidade
IDEB
Education and State
Public policies in education
Educational management – Alagoas
Governmentality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Izabella da Silva. Avaliações em larga escala e o novo gerencialismo na educação: atuação do gestor educacional em Alagoas. 2017. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2978
Data do documento: 18-ago-2017
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