00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Baldoino Fonseca dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306751604362704pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Aydano Pamponet-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314020351211705pt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Paulo José de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7378716055810422pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T18:40:46Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-12T18:40:46Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Paulo José de Melo. Otimização incremental de percurso de transporte público. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós- Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2971-
dc.description.abstractIn recent years, many researchers have investigated the problems of route optimization in public transportation. The main goals in their approaches were: construct routes with short time travelling; reduce the wait time; minimize the travel demands not met; reduce the size of the fleets; among others. Though, despite the large amount of contributions, these approaches do not consider the travel patterns already known by the users when constructing new routes. However, constructing them without considering such patterns makes their adoption and implementation difficult in a real urban environment. Therefore, the present study developed an algorithm capable of reducing the users’ and operators’ costs with few changes in the existent routes, with the objective of keeping the travel patterns. Two benchmark was used to evaluate this algorithm. One is widely referenced in previous studies and the other was proposed recently. Besides those, the algorithm was also applied in the city of Maceió/AL. The experiment consists in three steps. The first aims to evaluate the new method’s efficiency. The second compares the results of the new algorithm to the ones in the literature. The last step analyzes the number of changes required to generate the new routes. Lastly, the results of the experiments indicate that this approach is capable of generating effective routes applying few changes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectTransporte urbano – Maceió (AL) – Rotaspt_BR
dc.subjectLinhas de transporte urbano – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectTransport lines - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectTransportation routespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleOtimização incremental de percurso de transporte públicopt_BR
dc.title.alternativeIncremental optimization of public transportation routept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, muitos pesquisadores investigaram os problemas da otimização de percursos de transporte público. Os principais objetivos das suas abordagens foram: construir rotas com tempo de viagem curto; reduzir o tempo de espera dos passageiros; minimizar a demanda de viagens não atendidas; reduzir o tamanho das frotas; entre outros. Porém, apesar da grande quantidade de contribuições, eles não consideram os padrões de viagens conhecidos pelos usuários durante a construção das novas rotas. Entretanto, construí-las sem os considerar dificulta a adoção e implantação delas no ambiente urbano real. Sendo assim, o presente trabalho construiu um novo algoritmo capaz de reduzir o custo dos usuários e dos operadores através de poucas mudanças nos percursos existentes com o objetivo de manter os padrões de viagens. Para avaliá-lo, foram utilizados dois benchmark. Um é amplamente referenciado em pesquisas anteriores e o outro foi proposto a pouco tempo. Além deles, o algoritmo também foi aplicado na cidade de Maceió/AL. O experimento consistiu em três passos. O primeiro objetiva avaliar a eficácia do novo método. O segundo compara os resultados do algoritmo com os da literatura. O último passo analisa a quantidade de mudanças necessárias para gerar os novos percursos. Por fim, os resultados dos experimentos indicam que a abordagem é capaz de gerar rotas eficazes aplicando poucas mudanças.pt_BR
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