00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.contributor.referee2Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de-
dc.contributor.referee2LattesOLIVEIRA, Luiz Eduardopor
dc.contributor.referee3Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723388Y2por
dc.creatorEgito, Niedja Balbino do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2489799974169222por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:44Z-
dc.date.available2008-05-16-
dc.date.available2015-08-25T18:16:44Z-
dc.date.issued2008-03-28-
dc.identifier.citationEGITO, Niedja Balbino do. A formação continuada de professores de inglês da rede municipal de Maceió : trajetória e resultados. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/293-
dc.description.abstractThis dissertation presents as a central theme the continued formation for teachers of English of municipal public schools in Maceió, Alagoas, Brazil. This process is designed for teachers who work from the fifth to the eighth grade of elementary school. The research had the objective of investigating the process of institutionalization of this sort of teacher formation during the years from 1996 to 2006, as well as investigating its configuration at that moment, with the purpose of establishing its trajectory and the results that such process has brought to the teaching of English Language in municipal schools of Maceió, at least in the sense of some methodological definition that could make possible a renewal of English teaching. This study utilized a type of ethnographic research methodology with interviews, questionnaires, class observation, observation of teachers study sessions, documental analyses and bibliographical research. This research also used a case study when observing the practice of two teachers chosen as representatives of both the ones who benefited from the Continued Formation, thus renewing their lessons, and the ones who did not benefit from it, consequently maintained the same performance. The theoretical foundation was based in the legal aspects related to the compulsory nature of the Continued Formation (Law 9394/06), besides the study of factors concerned to the role of Foreign Language in school curriculum, in this case the English Language. The author also studied the historical evolution of Foreign Language teaching in Brazil and the evolution of the University Course of Languages which is the main English teacher s agent of formation. Finally, the work presents some issues related to the evolution of language teaching methodologies and the beliefs and myths which interfere in foreign language teaching in school tradition.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectEnglish teachingeng
dc.subjectResults of continued teachingeng
dc.subjectRenewal of teachingeng
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectResultados da formação continuadapor
dc.subjectRenovação do ensino de línguaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação continuada de professores de inglês da rede municipal de Maceió: trajetória e resultadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema central a formação continuada de professores de inglês da rede municipal de Maceió, Alagoas, destinada a professores de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi investigar o processo de institucionalização desse tipo de formação, durante os anos de 1996 a 2006, como também investigar sua configuração naquele momento, no intuito de estabelecer sua trajetória e os resultados que tal empreendimento trouxe ao ensino da Língua Inglesa em escolas da citada rede, pelo menos no sentido de alguma definição metodológica que possibilite alguma renovação no ensino desse idioma. Este estudo utilizou-se de uma metodologia de pesquisa de cunho etnográfico em que se utilizaram entrevistas, questionários, observações de aula, observações de sessões de estudo, análise documental e pesquisa bibliográfica. A pesquisa também se utilizou de um estudo de caso quando da observação da prática de dois professores escolhidos como representativos dos professores que se beneficiaram da Formação Continuada e, conseqüentemente, renovaram suas aulas, e também dos que não se beneficiaram da mesma e, dessa forma, mantiveram a prática pedagógica que já tinham antes de participar das ações da formação continuada. A fundamentação teórica baseou-se nos aspectos legais relacionados à obrigatoriedade da Formação Continuada para professores de ensino básico (Lei 9394/96), além do estudo de fatores relacionados ao papel da Língua Estrangeira no currículo escolar, no caso, o Inglês; a evolução histórica do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil; a evolução do curso de Letras como principal agente formador do professor de línguas e, finalmente, foram abordadas questões relativas à evolução das metodologias de ensino de línguas e às crenças e mitos que comumente envolvem o ensino de Línguas Estrangeiras na tradição escolar.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação continuada de professores de inglês da rede municipal de Maceió: trajetória e resultados.pdf428.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.