00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A mercantilização da educação superior no Brasil: crítica marxista ao PROUNI
Título(s) alternativo(s): The mercantilization of higher education in Brazil: marxist criticism to PROUNI
Autor(es): Costa , Adriana de Mendonça
Primeiro Orientador: Bertoldo , Maria Edna de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Vera Lúcia Jacob
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Luciano Accioly Lemos
Resumo: A proposta do presente estudo é analisar, por meio de pesquisa bibliográfica das obras de Marx, Engels, Mészáros, Chaves, Bertoldo, dentre outros autores, a influência do capital na mercantilização da educação superior, e qual o papel exercido pelo ProUni nesse contexto, analisando e apontando a crítica marxista a esse programa. Para tanto, além do estudo bibliográfico nos amparamos nas avaliações de dados oficiais disponibilizados acerca da expansão do ensino superior e do ProUni. Através desses elementos estabelecemos a compreensão da origem expansionista da educação superior, desde a Constituição Federal de 1988 até os primeiros passos do atual governo, mas antes estudando a concepção de Estado, o papel desempenhado por ele a partir do seu surgimento, analisando sua função na sociedade capitalista onde o ProUni e o processo mercadológico se instaurou. Para entender a influência dos organismos internacionais, tais como UNESCO e, Banco Mundial, imprimem no contexto da educação superior foi também necessário estudar o Estado moderno até a implantação do neoliberalismo, bem como a história da educação superior no Brasil. Abordamos também a influência do capital na criação do ProUni e no processo de mercantilização do ensino superior onde o discurso de democratização do acesso é disseminado a partir do governo Fernando Henrique Cardoso. Por fim, trataremos da crítica marxista ao ProUni, averiguando as renúncias fiscais feitas pelo Estado com a implantação desse programa e a ocorrência de transferência de recurso financeiro do setor público para o privado, apontando o processo de sucateamento do setor público da educação superior como uma das consequências dessa política. Concluímos que a mercantilização da educação superior é inegável, e atende aos anseios e projetos neoliberais para a educação, apenas. Sendo o impacto na educação superior nefasto, resultando no sucateamento do setor público da educação superior.
Abstract: The purpose of the present study is to analyze the influence of capital on the commodification of higher education and the role played by ProUni in this context, through a bibliographical research of the works of Marx, Engels, Mészáros, Chaves, Bertoldo, analyzing and pointing the Marxist critique of this program. Therefore, in addition to the bibliographic study we rely on the official data evaluations available on the expansion of higher education and ProUni. Through these elements, we established an understanding of the expansionist origin of higher education, from the Federal Constitution of 1988 until the first steps of the present government, but rather studying the conception of the State, the role played by it from its beginning, analyzing its function in capitalist society where ProUni and the market process was established. In order to understand the influence of international organizations, such as UNESCO and the World Bank, in the context of higher education, it was also necessary to study the modern state until the implantation of neoliberalism, as well as the history of higher education in Brazil. We also address the influence of capital in the creation of ProUni and in the process of commercialization of higher education where the discourse of democratization of access is disseminated from the Fernando Henrique Cardoso administration. Finally, we will deal with the Marxist critique of ProUni, examining the tax waivers made by the State with the implementation of this program and the occurrence of transfer of financial resources from the public to the private sector, pointing to the process of scrapping the public higher education sector as a consequences of that policy. We conclude that the commodification of higher education is undeniable, and meets the aspirations and neoliberal projects for education, only. Being the impact on higher education nefarious, resulting no sucatiamiento of the public sector of higher education.
Palavras-chave: Ensino superior – Brasil
Mercantilização do ensino
Capitalismo
Crítica marxista
Programa Universidade para Todos
Higher Education – Brazil
Commodification of education
Capitalism
Marxist criticism
University for all Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Adriana de Mendonça. A mercantilização da educação superior no Brasil: crítica marxista ao PROUNI. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2933
Data do documento: 19-set-2011
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