00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorSilva, Sérgio Rocha da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397159585908959pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T17:22:51Z-
dc.date.available2018-03-21-
dc.date.available2018-03-22T17:22:51Z-
dc.date.issued2016-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio Rocha da. Avaliação e mediação da compreensão leitora de alunos de 5. ano de uma escola pública municipal de Maceió-AL. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2918-
dc.description.abstractThis research is situated in the study area of reading and cognition and has as objective to identify the cognitive and metacognitive difficulties that interfere in reading comprehension among students from the 5h year of elementary school at a municipal public school in Maceió, capital of Alagoas State, in the Northeast of Brazil. The research is characterized as qualitative (with quantitative data) and also interpretative and was carried out at a municipal elementary public school, with 52 students during the second semester of 2014. The instruments utilized to collect data were: a questionnaire to define students’ profile and another one to collect personal and professional data from the teachers who ceded their teams. The author also used comprehension tests, such as cloze tests, multiple choice comprehension tests and verbal protocols with 12 students. The research had as theoretical rationale the cognitive approach of reading, which deals with the processes of reading comprehension, its strategies and assumptions defended by Kleiman (2002), Silveira (2005), Leffa (1996), Tomitch (2004), Pereira (2009), Santos (2009), among others. The data analysis pointed out to a sharp diversity in reading comprehension among the students, who have from a reasonable comprehension level, adequate to their age and school level, up to evidences of semi-illiteracy with all the difficulties in reading comprehension. In this sense, it was remarkable the case of a student considered as illiterate, because she could not even decodify isolated words in an autonomous way.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura - Abordagem sociocognitivapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectTestes de compreensão leitorapt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReading - Sociocognitive approachpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectReading comprehension testspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação e mediação da compreensão leitora de alunos de 5. ano de uma escola pública municipal de Maceió-ALpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation and mediation of understanding reader of students of 5 year of publica school hall of Maceió-ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está situada na área de leitura e cognição e tem como objetivo identificar as dificuldades cognitivas e metacognitivas que interferem na compreensão leitora de alunos dos 5º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Maceió. A pesquisa é caracterizada como qualitativa (com aporte quantitativo) e interpretativa e foi levada a efeito numa escola pública da rede municipal de Maceió-AL, em duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental, abrangendo cerca de 52 alunos, durante o segundo semestre de 2014. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário para levantar o perfil dos alunos e outro para colher dados pessoais e profissionais das professoras colaboradoras. Foram utilizados também testes de compreensão de textos (cloze e múltipla escolha) e protocolos interacionais, mais especificamente, protocolos de leitura com 12 alunos. A pesquisa teve como racionalidade teórica a abordagem cognitiva da leitura, que dá conta do processamento da compreensão leitora, suas estratégias e seus pressupostos defendidos por Kleiman (2002), Silveira (2005), Leffa (1996), Tomitch (2004), Pereira (2009), Santos (2009), dentre outros. A análise dos dados aponta para uma acentuada diversidade na compreensão leitora dos alunos colaboradores, que vão desde um nível razoável e adequado para o ano escolar e a idade, até evidências de semi-analfabetismo e consequentes dificuldades de compreensão leitora; além de um caso de uma aluna considerada analfabeta, já que não conseguiu decodificar nem mesmo palavras soltas de forma autônoma.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.