00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2917
Tipo: Dissertação
Título: Gêneros narrativos ficcionais em livros didáticos de português: analise das propostas de produção textual
Título(s) alternativo(s): Fictional narrative genres in Portuguese textbooks: analysis of textual production proposals
Autor(es): Costa, Rebecca Thamyres de Missena
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Adriana Cavalcanti dos
Resumo: A produção de textos em livros didáticos de português (doravante LDP) das séries iniciais do Ensino Fundamental foi o objeto de estudo desta pesquisa que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar, descrever e analisar as propostas de Produção Textual (PT) com destaque para sua relação com a escritura de invenção, numa tentativa de compreender como o caráter inventivo é valorizado e incentivado nas propostas de PT presentes nas coleções de LDP no decorrer do Ensino Fundamental. O corpus utilizado em nossa pesquisa foi constituído por 7 coleções de LDP do Ensino Fundamental, cada coleção é composta por cinco volumes, totalizando 35 livros. Utilizamos três critérios para seleção destas coleções: a) ser sugerida pelo Guia de Livros Didáticos PNLD 2010, b) ter sido uma coleção aprovada integralmente pelo PNLD, do 1º ao 5º ano, em sua edição do triênio 2010, 2011 e 2012, e c) ter sido obtida no município de Maceió. A metodologia empregada na pesquisa é de natureza bibliográfica e estudo documental. A partir do mapeamento das coleções analisadas, foram detectadas 413 propostas PT de diferentes gêneros nos livros, dentre estas, 176 solicitam que os alunos criem, imaginem, inventem ou deem continuação a um determinado texto. Verificamos também a presença significativa de textos não literários na maior parte das coleções, totalizando 66% das propostas de PT, enquanto que 34% das propostas estão relacionadas aos gêneros literários. A análise dos dados revelou que as coleções contemplam de forma satisfatória as metas estabelecidas pelo PNLD e estimulam os processos de planejamento, revisão e reelaboração do texto. Os dados obtidos na pesquisa nos ajudam a compreender como a criatividade é incentivada nos livros didáticos por meio das propostas de produção de texto.
Abstract: This paper intends to present the first considerations about this master's research that seeks to identify, describe and analyze the proposals of Text Production (PT) on the fictional narrative genres, especially its relationship with the writing of invention in an attempt to understand how the inventive character is valued and encouraged in EN proposals present in textbooks Portuguese (hereinafter LDP) during the elementary school. The corpus used in our research consists of seven collections of LDP of Elementary Education (EF), each collection consists of five volumes, totaling 35 books. We use two criteria for selection of these collections: a) have been a fully approved collection by PNLD, from 1st to 5th year in its 2010 edition b) be in circulation in the public schools of the city of Maceio during the school year 2011. The methodology used in the research is in bibliographical and quantitative qualitativo- character. The current LDP must submit quality texts for students to meet and take ownership of their characteristics, and encouraging invention or, as shows Plane & François (2006), the "deed of invention." After the first surveys were detected 413 EN proposals of different genres in books, among them 176 ask students to create, imagine, invent or provide continuation to a given text. As research is under development, the results are still very early, but we believe that with the advance of research in this work may indicate more significant data and help you better understand how creativity is encouraged in textbooks through the production of proposals text.
Palavras-chave: Livros didáticos
Língua portuguesa
Produção de textos - Criatividade
Textbooks
Portuguese Language
Textbooks - Creativity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Rebecca Thamyres de Missena. Gêneros narrativos ficcionais em livros didáticos de português: analise das propostas de produção textual. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2917
Data do documento: 24-mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Generos narrativos ficcionais em livros didaticos de portugues - analise das propostas de producao textual.pdfGêneros narrativos ficcionais em livros didáticos de português: analise das propostas de produção textual6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.