00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2912
Tipo: Dissertação
Título: Do direito à merenda escolar ao discurso do direito: uma análise discursiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
Título(s) alternativo(s): From the right to the school scheme to the speech of the Law: a discussion anlysis of the national school feeding program − PNAE
Autor(es): Arruda, Gabriela Alves de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Kátia Maria Silva de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
Resumo: O presente trabalho se propôs a analisar os efeitos de sentido e a construção discursivo-ideológica que permeia o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, conhecido como Merenda Escolar, através dos discursos materializados na Cartilha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE), que foi criada para conduzir a atuação de todos os conselhos de alimentação escolar do país, e na Lei nº 11.947/2009, que regulamenta o PNAE, trazendo as normas legislativas que devem ser observadas quando se trata do direito à merenda escolar no ensino público. Filiamo-nos à linha francesa de Análise de Discurso (AD) fundada e desenvolvida por Michel Pêcheux (2009). Através de procedimentos próprios da AD, procuramos transpassar a aparente homogeneidade do discurso que a CNAE e a Lei 11.947/2009 apresentam, tentando compreender as formações discursivas, os ditos e não ditos, bem como os intradiscursos e os silenciamentos que funcionam na ideologia manipulativa e de controle apresentadas nos textos. Essa análise qualitativa sob a égide da AD possibilitou contribuições significativas no sentido de retirar o véu da aparente tranquilidade que há no discurso apresentado pelo Estado, especialmente acerca de algo tão relevante como o direito à merenda escolar, com o desiderato de compreender qual é a verdadeira intenção no jogo ideológico de mercado no que diz respeito a compras, distribuição e fiscalização da merenda do ensino básico. Intentamos identificar, nas discursividades produzidas, a ideologia que lhe subjaz, entendendo como esses sujeitos, interpelados pela ideologia mercadológica, são afetados pelos efeitos de sentido de discursos da classe dominante que paira na CNAE e na Lei nº 11.947/2009, dentro de um contexto que leva em consideração noções de Políticas Públicas Educacionais e de Estado.
Abstract: This paper aims to analyze the effects of meaning and the discursive-ideological construction that permeates the National School Feeding Program (PNAE), known as School Lunch, through the discourses materialized in the National School Feeding Booklet (CNAE), which was created to conduct the activities of all school feeding councils in the country, and Law No. 11.947 / 2009, which regulates the PNAE, bringing the legislative norms that must be observed when it comes to the right to school meals in public education. We are in line with the French Line of Discourse Analysis (AD) founded and developed by Michel Pêcheux (2009). Through AD procedures, we seek to transcend the apparent homogeneity of the discourse that the CNAE and Law 11.947 / 2009 present, trying to understand the discursive formations, the said and not said, as well as the intradiscourses and the silencings that work in the manipulative ideology and presented in the texts. This qualitative analysis under the aegis of the AD made significant contributions in the sense of removing the veil of the apparent tranquility that exists in the discourse presented by the State, especially about something as relevant as the right to school meals, with the aim of understanding what the true intention in the ideological market play regarding the purchase, distribution and supervision of basic school meals. We try to identify the ideology that underlies it, understanding how these subjects, interpellated by the market ideology, are affected by the effects of the discourse of the ruling class that hangs in the CNAE and Law 11.947 / 2009, within a context which takes into account notions of Public Educational and State Policies.
Palavras-chave: Análise do discurso
Discurso
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Cartilha Nacional de Alimentação Escolar
Políticas públicas educacionais
Speech
National School Feeding Program (PNAE) - Brazil
National School Feeding Booklet (CNAE) - Brazil
Public educational policies - Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARRUDA, Gabriela Alves de. Do direito à merenda escolar ao discurso do direito: uma análise discursiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. 2018. 104. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2912
Data do documento: 23-fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Do direito à merenda escolar ao discurso do direito_ uma análise discursiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.pdfDo direito à merenda escolar ao discurso do direito: uma análise discursiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.