00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901pt_BR
dc.creatorAmorim, Douglas Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9073838118546344pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T16:55:03Z-
dc.date.available2018-03-20-
dc.date.available2018-03-21T16:55:03Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.identifier.citationAMORIM, Douglas Carvalho de. Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2910-
dc.description.abstractThis study investigates what are the contributions of the production of a digital RPG game between undergraduates of Biological Sciences and students of the High School to the process of teaching and learning Biology in the context of learning based on digital games. The objective was to investigate how the digital RPG game production among undergraduates of Biological Sciences and high school students could contribute to the teaching and learning process of Biology by digital games based learning. The methodology involved an Action Research. The instruments of data collection used were focus groups, participant observation and annotations in logbooks. Content Analysis was used in data analysis. As results, from the creative process of the digital RPG game, we identified that the students presented critical sense regarding their experiences with RPG digital games and that they are not distant in generational terms when compared to the students of High School, bringing their experiences with games of this gender for the interpretation of their characters and properly selecting audiovisuals that contributed to the teaching process of Biology with the game. The contributions regarding the learning of the students of High School from the practice of creation of the digital RPG game were the high involvement of the same with the game mainly starting from the creation of the history of the game, characters and interpretation of roles by the subjects inserted in the school environment, besides presenting the ability to contextualize subjects related to Cytology in extraclass environments, such as the Study of the Environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitais RPGpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital RPG gamespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation an comunication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProdução e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeProduction and use of the digital RPG game in the initial training of biology teachers in the context of based learning digital games: possibilities and challengerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as contribuições da produção de um jogo digital RPG entre graduandos de Ciências Biológicas/Licenciatura e estudantes do Ensino Médio para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia num contexto de aprendizagem baseada em jogos digitais. O objetivo foi investigar como a produção do jogo digital RPG entre graduandos de Ciências Biológicas e estudantes do Ensino Médio pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram grupos focais, observação participante e anotações em diários de bordo. A análise do conteúdo foi utilizada na análise dos dados. Como resultados, a partir do processo criativo do jogo digital RPG, identificamos que os graduandos apresentaram senso crítico quanto às suas vivências com jogos digitais RPG e que não são distantes em termos geracionais quando comparados aos estudantes do Ensino Médio, trazendo suas vivências com jogos deste gênero para a interpretação de seus personagens e selecionando adequadamente audiovisuais que contribuíssem para o processo de ensino de Biologia com o jogo. As contribuições quanto à aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio a partir da prática de criação do jogo digital RPG foram o alto envolvimento dos mesmos com o jogo a partir principalmente da criação da história do jogo, personagens e interpretação de papéis pelos sujeitos inseridos no ambiente escolar, além de apresentarem a capacidade de contextualizar assuntos ligados à Citologia em ambientes extraclasse, a exemplo do estudo do meio.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais - possibilidades e desafios.pdfProdução e uso de jogo digital RPG na formação inicial de professores de biologia no contexto da aprendizagem baseada em jogos digitais: possibilidades e desafios5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.