00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2909
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente: a precarização em debate
Título(s) alternativo(s): Teaching work: the precarisation in to discuss
Trabajo docente: la precarización en debate
Autor(es): Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Valeida Anahí da
Resumo: O tema desta pesquisa é bastante atual e preocupante, pois trata do trabalho docente e suas metamorfoses, culminando com a precarização da profissão. As últimas décadas do século XX e XXI foram determinantes no campo das políticas educacionais, no sentido de reconfigurar o trabalho docente, de forma a provocar situações complexas no que diz respeito à ação do docente no dia-a-dia escolar. Ao tratar desta questão, o processo de investigação considerou enquanto objetivo: investigar o processo de precarização dos docentes alagoanos, em que as políticas públicas educacionais, implantadas a partir da reforma do Estado brasileiro em meados de 1990 em diante, puseram em foco as idiossincrasias dessa profissão. O apoio teórico da pesquisa encontrou aporte nas obras de Castel (2005), Contreras (2002), Gramsci (1978, 2000, 2001), Krawczyk (2000, 2008), Marx (1996, 2000, 2008, 2010), Mészáros (2002, 2009), Neves (2005), Oliveira (2003, 2004, 2007, 2011, 2016), Pochmann (2001, 2008) e Tardif (2002). A tipologia desta pesquisa é explicativa, pois preocupei-me em esclarecer quais os fatores que contribuído para a materialização da temática. Ao percorrer esse caminho, a preocupação foi a de analisar o processo de precarização do docente em seu exercício profissional. Com o esforço investigativo, ao desvelar os determinantes históricos, políticos e sociais da reforma educacional, foi possível indicar a crescente desvalorização do trabalho docente. Para tanto, metodologia privilegiou a revisão da literatura, a análise documental e a pesquisa de campo sobre a temática. Estudei como esse processo tem ocorrido na base territorial alagoana, não perdendo de vista as relações entre o local e o global. A abordagem foi de tendência qualitativa, a qual se preocupa, acima de tudo, com a perspectiva dos sujeitos. Não se trata somente de dar voz aos sujeitos da pesquisa, ao contrário, é um ato ético em que o/a pesquisador/a sabe que está se deparando com pessoas e não objetos. Pessoas estas que têm frustrações, anseios, sonhos e decepções, cuja profissão contribui ou não para o seu bem-estar na sociedade. Os sujeitos investigados constituíram vinte e dois docentes e um membro do Ministério Público por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, foi realizada uma pesquisa da base documental das políticas educacionais voltadas ao trabalho docente, bem como uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o trabalho desenvolvido, buscando a articulação de ambas. As conclusões indicam que: os documentos oficiais são contraditórios, pois, por um lado valorizam a docência, e, de outro, no campo da prática, essa profissão é desvalorizada. Além disso, fragilizam-na ao legalizar a política de apoio à produção de vagas com vistas à ocupação das salas de aula por monitores/as. Outra conclusão indica que a classe docente (em sua totalidade) em Alagoas não tem encontrado estratégias significativas de mobilização para mudar a perspectiva das políticas públicas educacionais desfavoráveis à ação docente. Em verdade, muitas vezes, há uma apatia diante das dificuldades e da impotência crescente ao se levar em consideração a precarização do trabalho da categoria.
Abstract: The theme of this research is quite current and worrisome, since it deals with teaching work and its metamorphoses, culminating in the precariousness of the profession. The last decades of the twentieth and twenty-first century were determinant in the field of educational policies, in the sense of reconfiguring the teaching work, in order to provoke complex situations regarding the action of the teacher in the school day-to-day. In addressing this issue, the research process considered as an objective: to investigate the process of precariousness of Alagoan teachers, in which educational public policies, implemented after the reform of the Brazilian State in the middle of 1990 on, have focused the idiosyncrasies of this profession. The theoretical support of the research found contributions in the works of Castel (2005), Contreras (2002), Gramsci (1978, 2000, 2001), Krawczyk (2000, 2008), Marx (1996, 2000, 2008, 2010), Mészáros, 2001), Neves (2005), Oliveira (2003, 2004, 2007, 2011, 2016), Pochmann (2001, 2008) and Tardif (2002). The methodology focused on literature review, documentary analysis and field research on the subject. In this way, the concern was to analyze the process of precariousness of the teacher in his professional practice. With the investigative effort, in revealing the historical, political and social determinants of educational reform, it was possible to indicate the increasing devaluation of teaching work. Therefore, it was studied how this process has occurred in the Alagoan territorial base, not losing sight of the relations between the local and the global. The approach was qualitative, which is concerned, above all, with the perspective of the subjects. It is not only a matter of giving a voice to the research subjects, but rather an ethical act in which the researcher knows that he is encountering people rather than objects. People who have frustrations, longings, dreams and disappointments, whose profession contributes or not to their well-being in society. The subjects investigated constituted twenty-two teachers and a member of the Public Ministry through semi-structured interviews. In addition, a research was carried out on the documental basis of educational policies aimed at teaching work, as well as a bibliographical research to base the work developed, seeking the articulation of both. The conclusions indicate that: official documents are contradictory, since on the one hand they value teaching, and, on the other, in the field of practice, this profession is devalued. In addition, they weaken it by legalizing the policy of supporting the production of vacancies for the use of classrooms by monitors. Another conclusion indicates that the teaching class (in its totality) in Alagoas has not found significant strategies of mobilization to change the perspective of public educational policies unfavorable to the teaching action. In fact, there is often an apathy in the face of difficulties and the growing impotence of taking into account the precariousness of the work of the category.
RESUMÉN: El tema de esta investigación es bastante actual y preocupante porque es el trabajo de la enseñanza y sus metamorfosis, que culminó con la precariedad de la profesión. Las últimas décadas del siglo XX y el siglo XXI fueron fundamentales en el campo de las políticas educativas para volver a configurar la profesión docente con el fin de provocar situaciones complejas con respecto a la acción del profesor en el día a día de la escuela. Al abordar esta cuestión, el proceso de investigación consideró como objetivo: investigar el proceso precaria de los maestros Alagoas en que las políticas públicas implementadas educativos de la reforma del Estado brasileño a mediados de la década de 1990, se puso de relieve la idiosincrasia de esta profesión. El apoyo a la investigación teórica encontró contribución en las obras de Castel (2005), Contreras (2002), Gramsci (1978, 2000, 2001), Krawczyk (2000, 2008), Marx (1996, 2000, 2008, 2010), Mészáros (2002, 2009), Neves (2005), Oliveira (2003, 2004, 2007, 2011, 2016), Pochman (2001, 2008) y Tardif (2002). La metodología se centró revisión de la literatura, análisis de documentos y la investigación de campo sobre el tema. Para seguir este camino preocupación fue analizar el proceso de precarización docente en su práctica profesional. Se le dio el esfuerzo de investigación en el sentido de que para revelar los determinantes históricos, políticos y sociales de la reforma educativa fue posible indicar la creciente devaluación de la enseñanza. Por lo tanto, he estudiado cómo se ha producido este proceso en base territorial Alagoas en el momento que no he perdido de vista la relación entre lo local y lo global. Se tendencia cualitativa se considera el criterio de que esto se refiere, sobre todo, con la perspectiva de los sujetos. No se trata sólo de dar voz a los sujetos de la investigación, sino que es un acto ético en el que el / a investigador / a sabe que está frente a las personas y no objetos. Las personas que tienen estas frustraciones, ansiedades, sueños y desilusiones, cuya profesión contribuye o no a su bienestar en la sociedad. Los sujetos de la investigación consistieron en veinte y dos maestros y un miembro de la persecución a través de entrevistas semiestructuradas. Por otra parte, investigado la base de las políticas de educación destinados a la enseñanza. Como una búsqueda de la literatura se llevó a cabo en orden y apoyar el trabajo. Buscado análisis documento conjunto con la literatura. Los resultados indican que: documentos oficiales son contradictorias porque en el valor de una mano a la enseñanza, y otros; en el campo de la práctica, esto está infravalorado. Por lo tanto, se debilitó en el momento en que hay una política de apoyo a los trabajos de producción con el fin de la ocupación de las aulas por los monitores. Otro hallazgo indica que la profesión docente (en su totalidad) en Alagoas no ha encontrado estrategias significativas de movilización para cambiar la perspectiva de las políticas públicas educativas desfavorables a la acción docente. De hecho, a menudo no es la apatía en medio de las dificultades y la creciente impotencia cuando se toma en cuenta la precariedad de la categoría de trabajo.
Palavras-chave: Educação e Estado
Políticas públicas em educação
Trabalho docente - Alagoas
Precarização do trabalho docente
Stade reform
Educational policies
Teaching work
Precariousness of teaching work
La reform del Estado
Las políticas educativas
Enseñanza
Precarización de la enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Geisa Carla Gonçalves. Trabalho docente: a precarização em debate. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2909
Data do documento: 19-abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho docente - a precarização em debate.pdfTrabalho docente: a precarização em debate2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.