00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2905
Tipo: Dissertação
Título: Acompanhamento e avaliação de equipes docentes: estudo de caso dos cursos de nível superior da Universidade Federal de Alagoas no contexto da UAB
Título(s) alternativo(s): Attendance and evaluation of educational teams: study of case of the courses in superior level of the Universidade Federal de Alagoas in the context of UAB
Autor(es): Valério, Liliane Cristine Moreira
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Santa Rita, Luciana Peixoto
Resumo: Este estudo teve como objetivo precípuo a verificação das estratégias e repertórios administrativos utilizados pela coordenação geral no processo de acompanhamento e avaliação do desempenho das equipes docentes, incluindo-se professores e professores-tutores de cursos superiores (graduação e pós graduação) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O estudo foi fundamentado no pressuposto de que há significativa confluência de temas inerentes à educação e à administração, e, nesse sentido, observa-se que o conhecimento e vivência oriundos das teorias da Administração Científica trazem práticas e repertórios importantes para a operacionalização e gestão da educação a distância, seja no nível superior ou nos demais segmentos educacionais. A pequisa foi desenvolvida a partir de um questionamento central em que se supunha haver necessidade de se identificar e mapear os repertórios administrativos utilizados pelas coordenações gerais de cursos superiores de EAD da UFAL, de modo a permitir a visualização das boas práticas gerenciais teorizadas e aplicadas no âmbito da UAB/UFAL. O referido estudo utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, numa abordagem exploratória, de estudo de caso, onde foi aplicado um questionário semi-aberto com seções criadas para observação de dados relativos à formação do coordenador de curso de EAD e as rotinas gerenciais executadas em seu cotidiano. Foram coletadas informações junto à dezenove coordenadores de cursos superiores de educação a distância, perfazendo um universo correspondente a mais de 86% do total de coordenadores da entidade. Para fins de análise, metodologicamente foi utilizada a técnica de análise de dados pelo método da triangulação de dados coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados deste estudo indicam que as coordenações analisadas adotam com flexibilidade os repertórios gerenciais atinentes ao universo da teoria administrativa no que concerne ao subsistema de recursos humanos da educação a distância, sinalizando aspectos de fragilidade e/ou consolidação de pressupostos teóricos atinentes ao tema, especificamente, no tocante ao acompanhamento, monitoramento e avaliação dos professores que compõe a equipe docente dos cursos analisados.
Abstract: This study aimed to verification of administrative strategies and repertoires used for overall coordination in the monitoring process and evaluation of the performance of teaching staff, including teachers and teachers-tutors of higher education at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL) in framework of the Universidade Aberta do Brasil (UAB). The Information was collected by the nineteen coordinators of higher education distance education, making a sample equivalent to over 86% of the entity's coordinators. It was used the quantitative and qualitative research method, a descriptive approach, a case study, which was applied a semi-open questionnaire with sections created for observation data on the formation of the course coordinator and routines management performed in their daily lives. The research was developed from a central question that supposed to be a need to identify and map the administrative repertoires used by the general coordination of higher education distance education so as to allow viewing of good theorized management practices and applied under the UAB / UFAL. This research used data analysis technique for using the triangulation of data collected. It was based on the significant assumption confluence of themes inherent to education and administration in that sense, it is observed that the knowledge and experience derived from the theories of scientific management have important practical and repertoires for the operation and management of distance education, is at the top level or in other educational segments. The results of this study indicate that the analyzed coordination flexibly adopt the managerial repertoire pertaining to the universe of management theory concerning the subsystem of human resources at distance, signaling aspects of fragility and / or consolidation of theoretical assumptions relating to the topic.
Palavras-chave: Educação a distância
Gestão da EAD
Docentes
Equipe de ensino a distância - Avaliação
Distance education
Management of EAD
Tracking
Monitoring and evaluating distance education teaching teams
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VALÉRIO, Liliane Cristine Moreira. Acompanhamento e avaliação de equipes docentes: estudo de caso dos cursos de nível superior da Universidade Federal de Alagoas no contexto da UAB. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2905
Data do documento: 18-fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.