00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/285
Tipo: Dissertação
Título: A bioética e a formação de professores: estudo de caso no curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The bioethics and the formation of teachers: case study of the biological course of sciences
Autor(es): Neves Júnior, Waldemar Antônio das
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Kullok, Maísa Gomes Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Laís Záu Serpa de
Resumo: Nas últimas décadas com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, a biologia vem se tornando à base para o surgimento destes novos processos. Os dilemas que envolvem os temas de Bioética como: aborto, eutanásia, genética, células tronco, pesquisas envolvendo seres humanos e animais e saúde pública, partem sempre do conhecimento biológico. Sendo assim, este estudo tem como objetivo, identificar se os aspectos éticos dos temas que a Bioética estuda, são discutidos no curso de graduação de licenciatura em Ciências Biológica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia utilizada refere-se à pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos através de questionários fechados aplicados aos professores e aos estudantes do último ano da turma de 2005, do curso de Ciências Biológica da UFAL. A análise dos dados revela, que existe uma convergência para os temas mais complexos do ponto de vista ético e que mesmo assim, os aspectos éticos não são discutidos em sala de aula. Deste modo, verificase a importância da promoção dos debates dos temas que a Bioética estuda dentro da sala de aula, para que dessa forma, venha a contribuir para o desenvolvimento moral e a formação ética dos futuros professores do curso de Ciências Biológicas da UFAL.
Abstract: In the last decades with the advance of the scientific and technological development, Biology is becoming the base for the sprouting of these new processes. The dilemma that involve the subjects of Bioethics such as: abortion, euthanasia, genetics, trunk cells , research involving human beings and animal and public health, always leave of the biological knowledge. Being thus, this study it has as objective, to identify if the ethical aspects of the subjects that the Bioethics studies, they are argued in the course of graduation degree in Biology at UFAL. The methodology mention the research focus on of qualitative nature, being used the case study as methodological boarding. The data had been gotten through closed questionnaires applied to the professors and the students of the last year of the 2005 group, of the Biological course of Sciences at UFAL. The analysis of the data discloses, that a convergence for the most complex subjects of the ethical point of view and that exists exactly thus, the ethical aspect is not argued in classroom. In this way, the importance of the promotion of the debates of the subjects is verified that the Bioethics studies inside of the classroom, so that, this way it comes to contribute for the moral development and the ethical formation of the future professors of the course of Biological Sciences at UFAL.
Palavras-chave: Bioethics
Education of biology
Formation of teachers
Course of biology
Bioética
Biologia Estudo e ensino
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NEVES JÚNIOR, Waldemar Antônio das. TA bioética e a formação de professores: estudo de caso no curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/285
Data do documento: 6-nov-2006
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.