00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maluf, Sheila Diab-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703666Z9por
dc.contributor.referee1Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.contributor.referee2Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee2LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.creatorRibeiro, José Geraldo da Cruz Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943411593415786por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:42Z-
dc.date.available2007-11-21-
dc.date.available2015-08-25T18:16:42Z-
dc.date.issued2007-11-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, José Geraldo da Cruz Gomes. As intervenções de facilitação nos processos de aprendizagem. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/283-
dc.description.abstractThis work has as objective the interventions of facilitations study in constructionists learning environments, based on studies of Jean Piaget, Vygotsky and Carl Rogers. Therefore they were categorized, defining itself nature, characteristics, effects and theoretical beddings that give sustentation to them. The research used, as sources of data, observation protocols and videotapes of courses, lessons, encampments and workshops, all realized between the years of 1994 and 2000, in the Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES/UFAL) had been used, in schools of the public system and private education attended by the NIES, in the Psicologia da Educação classes of the courses of major of UFAL, in courses of dynamics of Group realized by IMPISA (company directed toward the development of learning environments), as well as situations lived in existential encampments with adolescents, beyond the experience of almost 30 years with education and 25 with formation of professors. From the available materials, we choose the records of 11 activities, which were extracted and analyzed, in a contextualized way, 14 cases of facilitated interventions. The interventions are categorized in six groups: Investigative, Reflexive, Unbalanced, Informative, Orientation Participative and Mediative. All are characterized and exemplified with statement of the nature and the scientific principles behind each one.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFacilitation of Learningeng
dc.subjectThe intervention of the facilitador teachereng
dc.subjectConstructionismeng
dc.subjectLearning environmentseng
dc.subjectFacilitação de aprendizagempor
dc.subjectIntervenção do professor facilitadorpor
dc.subjectConstrucionismopor
dc.subjectAmbientes de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs intervenções de facilitação nos processos de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe interventions of facilitations on the learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o estudo das intervenções de facilitação em ambientes de aprendizagem construcionistas, à luz das teorias de Jean Piaget, Vygotsky e Carl Rogers. Para tanto elas foram categorizadas, definindo-se sua natureza, características, efeitos e fundamentos teóricos que lhe dão sustentação. Como fontes de dados foram utilizados protocolos de observação e fitas de vídeo de cursos, aulas, acampamentos e oficinas realizados entre os anos de 1994 e 2000, ocorridas no Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES) da UFAL, em escolas das redes pública e privada de ensino assistidas pelo NIES, na disciplina Psicologia da Educação dos cursos de licenciatura da UFAL, em cursos de dinâmica de Grupo realizados na IMPISA (empresa voltada para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem), assim como situações partilhadas em acampamentos vivenciais com adolescentes, além da experiência de quase 30 anos com educação e 25 com formação de professores. Do material disponível, escolhemos os registros de 11 atividades, de onde foram extraídos e analisados, de forma contextualizada, 14 casos de intervenções facilitadoras. As intervenções são categorizadas em seis grupos: Exploratória, Reflexiva, Desequilibradora, Informativa, Orientação Participativa e Mediadora. Todas são caracterizadas e exemplificadas, com explicitação da natureza e dos princípios científicos subjacentes a cada uma delas.por
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