Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maluf, Sheila Diab | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703666Z9 | por |
dc.contributor.referee1 | Kullok, Maísa Gomes Brandão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8348252267620047 | por |
dc.contributor.referee2 | Verçosa, Elcio de Gusmão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | VERÇOSA, E. G. | por |
dc.creator | Ribeiro, José Geraldo da Cruz Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0943411593415786 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:16:42Z | - |
dc.date.available | 2007-11-21 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:16:42Z | - |
dc.date.issued | 2007-11-09 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, José Geraldo da Cruz Gomes. As intervenções de facilitação nos processos de aprendizagem. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/283 | - |
dc.description.abstract | This work has as objective the interventions of facilitations study in constructionists learning environments, based on studies of Jean Piaget, Vygotsky and Carl Rogers. Therefore they were categorized, defining itself nature, characteristics, effects and theoretical beddings that give sustentation to them. The research used, as sources of data, observation protocols and videotapes of courses, lessons, encampments and workshops, all realized between the years of 1994 and 2000, in the Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES/UFAL) had been used, in schools of the public system and private education attended by the NIES, in the Psicologia da Educação classes of the courses of major of UFAL, in courses of dynamics of Group realized by IMPISA (company directed toward the development of learning environments), as well as situations lived in existential encampments with adolescents, beyond the experience of almost 30 years with education and 25 with formation of professors. From the available materials, we choose the records of 11 activities, which were extracted and analyzed, in a contextualized way, 14 cases of facilitated interventions. The interventions are categorized in six groups: Investigative, Reflexive, Unbalanced, Informative, Orientation Participative and Mediative. All are characterized and exemplified with statement of the nature and the scientific principles behind each one. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Facilitation of Learning | eng |
dc.subject | The intervention of the facilitador teacher | eng |
dc.subject | Constructionism | eng |
dc.subject | Learning environments | eng |
dc.subject | Facilitação de aprendizagem | por |
dc.subject | Intervenção do professor facilitador | por |
dc.subject | Construcionismo | por |
dc.subject | Ambientes de aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As intervenções de facilitação nos processos de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | The interventions of facilitations on the learning process | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo o estudo das intervenções de facilitação em ambientes de aprendizagem construcionistas, à luz das teorias de Jean Piaget, Vygotsky e Carl Rogers. Para tanto elas foram categorizadas, definindo-se sua natureza, características, efeitos e fundamentos teóricos que lhe dão sustentação. Como fontes de dados foram utilizados protocolos de observação e fitas de vídeo de cursos, aulas, acampamentos e oficinas realizados entre os anos de 1994 e 2000, ocorridas no Núcleo de Informática na Educação Superior (NIES) da UFAL, em escolas das redes pública e privada de ensino assistidas pelo NIES, na disciplina Psicologia da Educação dos cursos de licenciatura da UFAL, em cursos de dinâmica de Grupo realizados na IMPISA (empresa voltada para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem), assim como situações partilhadas em acampamentos vivenciais com adolescentes, além da experiência de quase 30 anos com educação e 25 com formação de professores. Do material disponível, escolhemos os registros de 11 atividades, de onde foram extraídos e analisados, de forma contextualizada, 14 casos de intervenções facilitadoras. As intervenções são categorizadas em seis grupos: Exploratória, Reflexiva, Desequilibradora, Informativa, Orientação Participativa e Mediadora. Todas são caracterizadas e exemplificadas, com explicitação da natureza e dos princípios científicos subjacentes a cada uma delas. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As intervenções de facilitação nos processos de aprendizagem.pdf | 594.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.