00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1LattesOLIVEIRA, M. A. A.por
dc.contributor.referee1Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3por
dc.creatorSantos, Rosiane Maria Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3311302651174715por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:41Z-
dc.date.available2007-08-01-
dc.date.available2015-08-25T18:16:41Z-
dc.date.issued2006-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosiane Maria Barros. Vivência docente na escola pública: trajetória de uma identidade profissional. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/281-
dc.description.abstractThis work has the purpose of analyzing the trajectory of the professional life of ten educators that actuate in classroom for at least fifteen years, in public schools in Maceió city, leading with students from the 1st to the 4th school years, in order to understand how the identity making process develops itself concerning their profession. The methodological approach used was the analysis of the speech. The main recourse for collecting information was the recorded interviews, in which we got description of the professional activity including the graduation period of the educators up to present days. From this point, we had reports about the way gone through for formation of professional identity, also considering goals and expectance that contributed to their experience as teachers. As a reference point, we have got the vision of identity proposed by Stuart Hall, that supposes identity in a movement where there is not a nuclear fixity. All identity is made during all the trajectory of the life process. Also were used documents elaborated by the Bureau of Fundamental Education of the Education Ministry ( Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação). The research showed a general professional identity crisis resulting of a theoretical instability of social, political and economical new context. This ambiguous movement may produce crisis due to the necessity of persistent adaptation of the educators to a new work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeachers professioneng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subjectModernization of educationeng
dc.subjectTeachers knowledgeeng
dc.subjectTeaching graduationeng
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectModernização da educaçãopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVivência docente na escola pública: trajetória de uma identidade profissionalpor
dc.title.alternativeTeatching life in public school: trajectory of a professional identityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho temos como objetivo analisar a trajetória de vida profissional de educadoras que atuam em Escolas Públicas do Município de Maceió, com alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, para entendermos como se dá o processo de construção identitária dessa profissão. Para sua realização, utilizamos a análise do discurso através de entrevistas gravadas, a fim de colhermos descrições da atividade profissional abrangendo o período de formação das professoras até aos dias atuais. A partir daí nos foram descritos os processos percorridos para a formação da identidade profissional, considerando também objetivos e perspectivas que foram mediadores da prática docente. Tomamos como referência a visão de identidade na proposta de Stuart Hall, que supõe identidade associada à identificação, num movimento, onde não há fixidez teórica. Toda identidade se constrói ao longo do processo de vida. Neste estudo, o aporte Foucaltiano esteve presente numa análise discursiva dos sentidos apontados no discurso das professoras entrevistadas; do Referencial para a formação dos professores; do documento elaborado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação. A pesquisa trouxe à tona a relação das educadoras com a construção de sua identidade, e sua relativa autonomia mediante as variadas propostas governamentais. A pesquisa apontou a existência de crises de identidade profissional generalizada, mediante uma desestabilidade teórica causada pelo novo contexto social, político e econômico. Este movimento ambíguo tende a produzir crises pela necessidade de constantes adaptações das educadoras a um novo trabalho.por
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