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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2733
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de partículas modais em processos de escrita colaborativa realizados por alunos do Ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The use of modal particles in collaborative writing processes carried out by elementary school students |
Autor(es): | Silva, Islan Lisboa da |
Primeiro Orientador: | Felipeto, Sônia Cristina Simões |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silveira, Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adna de Almeida |
Resumo: | As partículas modais são expressões linguísticas compostas por lexemas presentes em alguns enunciados, dando-lhes um caráter de leveza, de validação, determinando a posição do enunciador dentro do enunciado. O objetivo deste trabalho é investigar a presença dessas partículas no manuscrito escolar, por meio da escrita colaborativa em pares, haja vista que pouco se conhece ou se estudou a esse respeito, tanto em geral, quanto no recorte proposto neste trabalho. Analisa-se quantitativa e qualitativamente 18 processos que foram coletados em 1991, na Escola da Vila (São Paulo), transcritos a partir das produções de uma díade de alunas do ensino fundamental, que escreveu em situação colaborativa. Estes dados são originários do Banco de Dados Práticas de Textualização na Escola – PTE, pertencentes ao Laboratório do Manuscrito Escolar – L’ÂME – da Universidade Federal de Alagoas, por meio deles foi possível identificar, quantificar e qualificar e as partículas modais que surgiram no texto produzido pela díade. Como ancoragem teórica, buscou-se respaldo na Linguística da Enunciação e na Crítica Genética, procurando assim contribuir com os estudos linguísticos voltados para as pesquisas de escritura e autoria em sala de aula. O estudo mostrou que a troca enunciativa entre os sujeitos do discurso é um campo fértil para o surgimento das partículas modais no texto dialogal, posto que elas contribuem trazendo leveza à interação. Estas partículas foram devidamente quantificadas por meio de gráficos, quadros e tabela e foram qualificadas por função e ocorrência dentro do texto dialogal. |
Abstract: | Modal particles are linguistic expressions composed by lexemes present in some utterances, giving them a character of lightness, of validation, determining the position of the enunciator within the utterance. The objective of this work is to investigate the presence of these particles in the school manuscript, through collaborative writing in pairs, since little is known or studied in this respect, nor in general neither in the proposed cut in this work. Eighteen processes are analyzed quantitatively and qualitatively. These processes were collected in 1991 at Escola da Vila (São Paulo), transcribed from the productions of a dyad of elementary school students, who wrote in a collaborative situation. These data originate from the Database called: Practices of Textualization in School - PTE, belonging to the Laboratory of the School Manuscript - L'ÂME - of the Federal University of Alagoas. Through these data, it was possible to identify, quantify and qualify the modal particles that appeared in the text produced by the dyad. As a theoretical anchor, we sought support in the Enunciation Linguistics and Genetic Criticism, thus seeking to contribute with the linguistic studies aimed at the research on writing and authorship in the classroom. The study showed that the enunciative exchange between the subjects of the discourse is a fertile field for the appearance of the modal particles in the dialogal text, since they contribute bringing lightness to the interaction. These particles were properly quantified by means of graphs, diagrams and tables and were qualified by function and occurrence within the dialog text. |
Palavras-chave: | Linguística da enunciação Escrita colaborativa Partículas modais Funcionalismo (Linguística) Modal particles Collaborative writing Enunciation Linguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Islan Lisboa da. O uso de partículas modais em processos de escrita colaborativa realizados por alunos do Ensino fundamental. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística : Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2733 |
Data do documento: | 20-out-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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