00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Leandro Melo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632045091074618pt_BR
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.creatorFarias, Ezequiel Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780780182869490pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-12T19:10:09Z-
dc.date.available2018-03-09-
dc.date.available2018-03-12T19:10:09Z-
dc.date.issued2017-05-23-
dc.identifier.citationFARIAS, Ezequiel Batista. Validação empírica de uma abordagem para alfabetização de autistas utilizando aplicativos para dispositivos móveis. 2017. 212 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2687-
dc.description.abstractThe use of technologies in all sectors of society is increasing, given the practicality and dynamism they provide to the most varied processes. A very promising field that has increased substantially, it focuses on the study and development of technologies to support and support the multidisciplinary treatment of people with autism spectrum disorder (ASD). However, it has been noticed that many of these technologies do not consider as pedagogical basis, methodologies that are already consolidated and effective in autistic behavior, which can directly impact the effects caused by such technologies to the target audience. Thus, this work had the intention to perform an experiment to validate an approach, in its technological version, already used within the intervention process of people with autism in a conventional way with the purpose of developing skills within the literacy process, called TEACCH. The evaluation focused on the reduction of error rates, professional help and total time between sessions for a sequence of activities performed by the sample in both the TEACCH approaches: conventional and technological, incorporating aspects and recommendations of the traditional approach . As results, we found that a considerable part of the sample presented a reduction in the indices in all variables investigated, including for some participants this reduction was more evident with the use of the technology. Knowing that the conventional model of the TEACCH approach is validated in the literature the results indicated the alignment of the pedagogical strategies inserted in the activities of the technology in comparison to the conventional activities since the improvement in the performance presented by the autista was evident in both approaches.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Potencialidadespt_BR
dc.subjectSkills developmentpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleValidação empírica de uma abordagem para alfabetização de autistas utilizando aplicativos para dispositivos móveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoÉ crescente o uso de tecnologias em todos os setores da sociedade, visto a praticidade e dinamismo que fornecem aos mais variados processos. Um campo bastante promissor que tem aumentado substancialmente, foca no estudo e desenvolvimento de tecnologias para apoio e suporte ao tratamento multidisciplinar de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). No entanto, tem-se notado que boa parte destas tecnologias não consideram como base pedagógica, metodologias que já são consolidadas e efetivas na conduta autista o que pode impactar diretamente nos efeitos causados por tais tecnologias ao público alvo. Sendo assim, este trabalho teve o intuito de realizar um experimento para validar uma abordagem, em sua versão tecnológica, já utilizada dentro do processo interventivo de pessoas com autismo de forma convencional com o intuito de desenvolver habilidades dentro do processo alfabetizador, chamada TEACCH. A avaliação teve como foco investigativo, a redução nos índices de erros, ajuda profissional e tempo total entre sessões para uma sequência de atividades executada pela amostra em ambas as abordagens do TEACCH: a convencional e a tecnológica, que incorpora aspectos e recomendações da abordagem tradicional. Como resultados, levantamos que parte considerável da amostra apresentou redução nos índices em todas as variáveis investigadas, inclusive para alguns participantes esta redução foi mais evidente com o uso da tecnologia. Sabendo-se que o modelo convencional da abordagem TEACCH encontra-se validado em literatura os resultados indicaram alinhamento das estratégias pedagógicas inseridas nas atividades da tecnologia em comparação com as atividades convencionais visto que a melhoria no desempenho apresentado pelo autista foi evidente em ambas as abordagens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.