00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do suporte à transferência das ações de educação permanente em saúde: perspectiva das equipes de enfermagem da estratégia saúde da família
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the support for the transfer of permanent health education actions: perspective of the nursing teams of the family health strategy
Autor(es): Oliveira, Kesia Jacqueline Ribeiro
Primeiro Orientador: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rozendo, Célia Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Débora de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Resumo: Este estudo traz avaliações sobre o suporte à transferência das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), sob a perspectiva dos profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. O objetivo pretendido foi avaliar o suporte à transferência das ações de EPS sob a perspectiva dos profissionais de enfermagem na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza exploratório-descritiva, transversal, do tipo Survey, realizado nos municípios de Maceió e Arapiraca, abrangendo 36 Equipes Saúde da Família. A amostra foi feita por conveniência não probabilística, composta por 152 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: 1º) questionário contendocaracterização dos participantes e das ações de EPS e 2º) pelas Escalas de Suporte à Transferência de Treinamento (EST). Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva com ajuda do software StatisticalPackage for the Social Sciences versão 21. Os resultados indicaram: em relação a caracterização dos participantes houve predomínio (91,4%) do sexo feminino com média de idade de 41,07 anos; nas atividades de EPS: 67,1% foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde com carga horária realizadas em até 10 horas (65,1%); por meio de palestras (33,6%), sendo que estas contribuíram para atuação na USF (83,5%); Os dados obtidos pelas EST, na dimensão suporte psicossocial: 36,18% dos profissionais indicaram baixo suporte gerencial, social e organizacional no ambiente de trabalho; 40,79% indicaram baixo suporte da chefia imediata na remoção de obstáculos no ambiente de trabalho, fator esse situacional de apoio. E para as consequências associadas ao uso das novas habilidades 31,58% pontuaram ter baixo acesso às informações, bem como baixo suporte dos pares ou superiores hierárquicos. Na categoria do suporte material, 84,87% indicaram baixo suporte para qualidade, quantidade e disponibilidade de recursos materiais e financeiros, assim como para qualidade e adequação do ambiente físico. Desse modo, é necessário o planejamento de ações estratégicas de EPS por parte dos gestores, de modo que essas sigam o plano estadual de EPS e, assim, possam atender as reais necessidades e adequação do suporte material e do ambiente em que estão inseridos.
Abstract: This study evaluates the support to the transfer of the actions of Permanent Education in Health (PEH), from the perspective of the Nursing professionals of the Family Health Strategy. The objective was to evaluate the support to the transfer of PEH actions from the perspective of the Nursing professionals in the Family Health Strategy. This is a quantitative, exploratory-descriptive, cross-sectional study of Survey type, carried out in the municipalities of Maceió and Arapiraca, comprising 36 Family Health Teams. The sample was made for non-probabilistic convenience, composed of 152 Nursing professionals. Data was collected through two instruments: 1) a questionnaire containing the characterization of the participants and the actions of PEH and 2) by the Scales of Support to the Transfer of Training (SST). For the data analysis, descriptive statistics were used with the help of the Statistical Package for the Social Sciences software, version 21. The results indicated that in relation to the characterization of the participants there was a predominance (91.4%) of the female sex with a mean age of 41, 07 years; in PEH activities: 67.1% were offered by the Municipal Health Department with hours worked in up to 10 hours (65.1%); through lectures (33.6%), which contributed to the performance of the FHU (83.5%); The data obtained by SSTs in the psychosocial support dimension: 36.18% of the professionals indicated low managerial, social and organizational support in the work environment; 40.79% indicated low support of the immediate leadership in the removal of obstacles in the work environment, a situational support factor. And for the consequences associated with the use of the new skills, 31.58% had low access to information, as well as low support from peers or superiors. In the material support category, 84.87% indicated low support for quality, quantity and availability of material and financial resources, as well as for quality and adequacy of the physical environment. Thus, it is necessary to plan PEH strategic actions by the managers, so that they follow the state PEH plan and, thus, can meet the real needs and adequacy of the material support and the environment in which they are inserted.
Palavras-chave: Educação permanente
Atenção primária à saúde
Estratégia saúde da família
Profissionais de enfermagem
Transferência de treinamento
Permanent education
Primary health care
Family health strategy
Nursing professionals
Trainingtransfer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: OLIVEIRA, Kesia Jacqueline Ribeiro. Avaliação do suporte à transferência das ações de educação permanente em saúde: perspectiva das equipes de enfermagem da Estratégia Saúde da Família. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2682
Data do documento: 15-dez-2017
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