00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2583
Tipo: Dissertação
Título: Habermas e a educação: contributos para um novo fazer epistemológico e identitário
Título(s) alternativo(s): Habermas y La educación: contributos para um nuevo hacer eoistemológico e identidad
Autor(es): Lima , José Aparecido de Oliveira
Primeiro Orientador: Menezes , Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Matos , Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Efken, Karl Heinz
Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa é desenvolver um contributo para um novo fazer identitário e epistemológico. No âmbito educacional escolar no Brasil, a partir do pensamento de Jürgen Habermas. Esse novo enfoque tem como propósito, os sujeitos dos contextos educacionais (professores, alunos, pais e outros tantos desse horizonte). Nossa intenção é tratar desse ponto de vista, em uma perspectiva habermasiana, e a partir disso, desenvolver contribuições emergentes para um fazer frente aos estigmas do mundo sistêmico que buscam moldar a formação dos sujeitos. Neste âmbito de compreensão, cogitamos o pensamento de Habermas como um pressuposto para problematização da atual realidade educacional. Atualmente experienciamos uma sociedade com contextos de racionalização multifacetada e que necessita de um conhecimento e de metodologias descentradas. Considerando esses aspectos, buscamos realizar um recorte epistemológico acerca do discernimento conceitual que caracterizou e impulsionou o pensamento habermasiano. Para o desenvolvimento desse panorama, trilhamos com mais ênfase, algumas de suas preciosas obras, tais como, “Conhecimento e Interesse” (2014a); o “Pensamento Pós-Metafísico (1990). De outro modo, para realçar um sujeito pautado na relação intersubjetiva e na ação comunicativa, buscamos percorrer as leituras habermasiana da “Teoria do Agir Comunicativo I” (2012ª) e “Teoria do Agir Comunicativo II” (2012b). Por fim, no horizonte da educação escolar, além do próprio filósofo alemão, buscamos discutir a partir de pensadores brasileiros que atuam nas circunstâncias educacionais do Brasil, os quais buscam inferir e aplicar pesquisas sobre nossa educação escolar, numa interpretação habermasiana. Alguns como, Nadja Hermann (1999); Eldon Henrique Muhl (2003); José Pedro Boufleuer (2001); Luiz Carlos Bombassaro (1992); Anderson de Alencar Menezes (2014); Maria de Souza P. Coutinho (2002); Flávio Beno Siebeneichler (2003) dentre outros. Como resultados importantes de nossa pesquisa, pensamos contribuir conceitualmente no aspecto de postular uma reconstrução do âmbito educacional em nosso país, seja propor uma releitura do contexto educativo atual. De fato, vivemos um tempo com fortes resquícios de “metodismos educacionais” e de um saber que busca preconizar normas e reproduzir conhecimentos, sem processos críticos e autônomos que reconstruam as vigentes circunstâncias de segregação e alienação. Portanto, o conceito de Habermas imerso nesta perspectiva provoca uma ruptura com as relações de valores petrificadas, em que o “outro” se torna um adversário ou ameaça para “meu” sucesso, pois, está mais difícil o reconhecimento do outro como um outro “EU”. Logo, a problematização por um método crítico de educação e de relações pautadas na intersubjetividade é um recurso fundamental para essa reconstrução. Em vista disso, desenvolver um conceito pautado no pensamento habermasiano e no final apresentar um contributo metodológico, o saber biográfico, como possibilidade para o desenvolvimento da ação comunicativa e da relação intersubjetiva no contexto da disciplina de filosofia no ensino médio é, sobretudo, para nós um grande resultado.
Abstract: RESUMEN: El objetivo de este trabajo de pesquisa es desarrollar un tributo para un nuevo hacer de identidad epistemológico. En el ámbito educacional escolar en Brasil, a partir del pensamiento de Jürgen Habermas. Ese nuevo enfoque tiene como propósito los sujetos de los contextos educacionales (profesores, alumnos, padres y otros tantos del horizonte). Nuestra intención es tratar de ese punto de vista, em una perspectiva habermasiana, y a partir de eso, desarrollar contribuciones emergentes para un hacer delante los estigmas del mundo sistémico que buscan moldar la formación de los sujetos. En este ámbito de comprensión, cogitamos El pensamiento de Habermas como una presuposición para problematización de La actual realidad educacional. Actualmente experienciamos una sociedad com contextos de racionalización multifacética y que necesita de un conocimiento y de metodologías descentradas. Considerando esos aspectos, buscamos realizar um recorte epistemológico acerca del discernimiento conceptual que caracterizó e impulsó el pensamiento habermasiano. Para el desarrollo de ese panorama, trillamos con más énfasis, algunas de sus preciosas obras, tales cuales, “Conocimiento e Interés” (2014a); el “Pensamiento Pos-Metafísico” (1990). De outro modo, para realzar un sujeto pautado en la relación intersubjetiva y en La acción comunicativa, buscamos transcurrir las lecturas habermasiana de la “Teoría del Acto Comunicativo I” (2012a) y “Teoría del Acto Comunicativo II” (2012b). Por fin, en el horizonte de la educación escolar, además del proprio filósofo alemán, buscamos nos detener sobre los pensadores brasileños que actúan en lãs circunstancias educacionales de Brasil, en los cuales buscan inferir y aplicar pesquisas sobre nuestra educación escolar, en una interpretación habermasiana, Algunos como, Nadja Hermann (1999); Eldon Henrique Muhl (2003); José Pedro Boufleuer (2001);Luiz Carlos Bombassaro (1992); Anderson de Alencar Menezes (2014); Maria de Souza P. Coutinho (2002); Flávio Beno Siebeneichler (2003), entre otros. Como resultados importantes de nuestra investigación, pensamos que contribuir conceptualmente en el aspecto de postular una reconstrucción Del ámbito educativo en nuestro país, sea proponer una relectura del contexto educativo actual. De hecho, vivimos en un tiempo con fuertes resquicios de “metodización educacional” y de un saber que busca preconizar normas y reproducir conocimientos, sin procesos críticos y autónomos que reconstruyan lãs vigentes circunstancias de segregación y alienación. Por lo tanto, el concepto de Habermas inmerso en nuestra perspectiva, busca provocar una ruptura con lãs relaciones de valores petrificadas, en que el “otro” se torna un adversario o amenaza para muy éxito, pues, está más difícil el reconocimiento del otro como otro “YO”. Pronto, la problematización por un método crítico de educación y de relaciones pautadas en la intersubjetividad es un recurso fundamental para esa reconstrucción. En vista de esto, desarrollar el concepto pautado en El pensamiento habermasiano y al final presentar un tributo metodológico, el saber biográfico, como posibilidad para el desarrollo de la acción comunicativa y da relación intersubjetiva en el contexto de la disciplina de filosofía en la enseñanza media es, sobre todo, para nosotros un gran resultado.
Palavras-chave: Habermas, Jürgen, 1929-
Educação – Filosofia
Filosofia – Estudo e ensino
Teoria da ação comunicativa
Educación – Filosofía
Filosofía - Estudio y enseñanza
Teoría de la acción comunicativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, José Aparecido de Oliveira. Habermas e a educação: contributos para um novo fazer epistemológico e identitário. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2583
Data do documento: 2-fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Habermas e a educação - contributos para um novo fazer epistemológico e identitário.pdfHabermas e a educação: contributos para um novo fazer epistemológico e identitário1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.