00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorSantos Júnior, Juvino Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960715718766728pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T18:45:09Z-
dc.date.available2018-01-31-
dc.date.available2018-02-16T18:45:09Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Juvino Pereira dos. Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2504-
dc.description.abstractNoting the difficulties that exist in the teaching and learning of mathematics, we propose in this paper an approach to Combinatorial Analysis to the sixth grade of elementary school, inductive and intuitively, in a first moment, without formality, favoring the cognitive development of the student. We noticed along our learning staff who work Combinatorics shown as an obstacle to students due to the way that content is discussed in almost all of the time through mathematical formulas, which makes losing the sense of problem solving. Our proposal is to use the resolution of problems and techniques of fundamental principle of counting, which is usually in the second year of high school is quoted only at the beginning of the study of Combinatorics to then list the formulas of arrangements, combination and permutation, combinatorial reasoning development in students of the sixth grade of elementary school, improving this way the teaching and understanding of mathematics. We had as main sources of research, books, the National curricular parameters, magazine articles, dissertations and theses that deal with the subject.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectRaciocínio combinatóriopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectCombinatoricspt_BR
dc.subjectCombinatorial Reasoningpt_BR
dc.subjectTroubleshootingpt_BR
dc.subjectMathematics-teaching Studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCombinatoriacs: an approach to the sixth grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAo observar as dificuldades que existem no ensino-aprendizagem de matemática, propomos neste trabalho uma abordagem à Análise Combinatória para o 6° (sexto) ano do ensino fundamental de forma intuitiva, indutiva e, em um primeiro momento, sem formalidades, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do aluno. Percebemos ao longo do nosso trabalho docente que a aprendizagem de Análise Combinatória se mostra como um obstáculo aos alunos devido à forma como esse conteúdo é abordado, na quase totalidade das vezes através de fórmulas matemáticas, o que faz perder o sentido da resolução de problemas. Nossa proposta é utilizar a resolução de problemas e as técnicas do princípio fundamental de contagem, que normalmente é citado apenas no início do estudo de Análise Combinatória no segundo ano do Ensino Médio para em seguida enunciar as fórmulas de arranjos, combinações e permutações, para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do sexto ano do ensino fundamental, melhorando desta maneira, o ensino e a compreensão de matemática. Tivemos como principais fontes de pesquisa, livros, os Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos em revistas, dissertações e teses que tratam do tema.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise combinatória_ uma abordagem para o sexto ano do ensino fundamental.pdfAnálise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.