Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Vânio Fragoso de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9682146246826453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa Neto, Vicente Francisco de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6209992046951297 | pt_BR |
dc.creator | Santos Júnior, Juvino Pereira dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4960715718766728 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T18:45:09Z | - |
dc.date.available | 2018-01-31 | - |
dc.date.available | 2018-02-16T18:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Juvino Pereira dos. Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2504 | - |
dc.description.abstract | Noting the difficulties that exist in the teaching and learning of mathematics, we propose in this paper an approach to Combinatorial Analysis to the sixth grade of elementary school, inductive and intuitively, in a first moment, without formality, favoring the cognitive development of the student. We noticed along our learning staff who work Combinatorics shown as an obstacle to students due to the way that content is discussed in almost all of the time through mathematical formulas, which makes losing the sense of problem solving. Our proposal is to use the resolution of problems and techniques of fundamental principle of counting, which is usually in the second year of high school is quoted only at the beginning of the study of Combinatorics to then list the formulas of arrangements, combination and permutation, combinatorial reasoning development in students of the sixth grade of elementary school, improving this way the teaching and understanding of mathematics. We had as main sources of research, books, the National curricular parameters, magazine articles, dissertations and theses that deal with the subject. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio combinatório | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Combinatorics | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial Reasoning | pt_BR |
dc.subject | Troubleshooting | pt_BR |
dc.subject | Mathematics-teaching Study | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Combinatoriacs: an approach to the sixth grade of elementary school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao observar as dificuldades que existem no ensino-aprendizagem de matemática, propomos neste trabalho uma abordagem à Análise Combinatória para o 6° (sexto) ano do ensino fundamental de forma intuitiva, indutiva e, em um primeiro momento, sem formalidades, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do aluno. Percebemos ao longo do nosso trabalho docente que a aprendizagem de Análise Combinatória se mostra como um obstáculo aos alunos devido à forma como esse conteúdo é abordado, na quase totalidade das vezes através de fórmulas matemáticas, o que faz perder o sentido da resolução de problemas. Nossa proposta é utilizar a resolução de problemas e as técnicas do princípio fundamental de contagem, que normalmente é citado apenas no início do estudo de Análise Combinatória no segundo ano do Ensino Médio para em seguida enunciar as fórmulas de arranjos, combinações e permutações, para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do sexto ano do ensino fundamental, melhorando desta maneira, o ensino e a compreensão de matemática. Tivemos como principais fontes de pesquisa, livros, os Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos em revistas, dissertações e teses que tratam do tema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise combinatória_ uma abordagem para o sexto ano do ensino fundamental.pdf | Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.